Policia - Turista americano baleado no pescoço internado no Hospital Municipal Salgado Filho no Meier, zona norte do Rio. Na foto, Bianca, amiga da vitima, acompanha agentes da Delegacia Especil de Atendimento ao Turista ( DEAT ), que estiveram na manha de hoje na unidade de saude.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O turista americano Joseph T. Thomas, de 28 anos, segue internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, após ter sido atingido por uma bala perdida no pescoço, durante um confronto entre criminosos e milicianos do Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira (9). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, nesta quarta-feira (10), que a vítima permanece em estado grave. 
Uma amiga identificada apenas como Bianca contou que Joseph estava hospedado em sua casa, em Cascudura. Segundo ela, o americano passou por cirurgia na noite de ontem e está intubado. A família do turista ainda não sabe que ele foi baleado. A mulher disse também que já fez contato com o Consulado dos Estados Unidos e que vai tentar a transferência dele para um hospital particular. Ela deixou a unidade de saúde na manhã de hoje acompanhada de agentes da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) que estiveram no local.
Em nota, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos informaram de que estão cientes do caso do cidadão norte-americano mas, devido à lei de privacidade, não podem comentar sobre o caso.
"Eles (família) ainda não foram informados. A gente vai fazer um telefonema agora de manhã para passar isso para eles. Já entramos em contato com o consulado (dos Estados Unidos) e já estamos resolvendo tudo. Ele é apaixonado pelo Brasil. Levou um tiro dentro de casa e é uma coisa inesperada. Agente não sabe muito o que dizer, porque foi muito rápido. A gente está procurando tentar fazer uma transferência para um hospital particular, o mais rápido possível, porque a nossa preocupação, realmente, é a vida dele", afirmou Bianca. 
Também nesta quarta-feira, a Polícia Militar intensificou o policiamento na região, que permanece ocupada, bem como a do Campinho. Não há relatos de novos tiroteios, prisões ou apreensões no local. Na noite de ontem, equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionadas para o hospital depois que Joseph deu entrada na unidade. O caso foi encaminhado para a 29ª DP (Madureira). 
Durante um deslocamento pela Rua Padre Talêmaco, em Cascadura, os militares encontraram o corpo de um homem. O local foi isolado e a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada. Identificado como 'Paulinho', ele seria integrante de uma milícia que atua na área cobrando taxa de segurança de comerciantes. Nas redes sociais circula um vídeo no qual um grupo comemora sua morte e exibe um fuzil, que estaria com ele. 
Um homem e uma mulher que estavam em um ônibus da linha 383 (Realengo-Praça da República) também foram baleados e levados para o quartel do Corpo de Bombeiros em Campinho, onde receberam atendimento. Ainda não se sabe eles pediram ajuda ao motorista ou se estavam no coletivo quando foram atingidos. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.