Cariocas aproveitam últimos dias de sol e calor na cidade, na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, Zona OesteVanessa Ataliba / Agência O Dia

Rio - A terça-feira (16) amanheceu do jeito que o carioca gosta: ensolarada e quente. Segundo o Alerta Rio, a máxima de hoje pode chegar a 33º C, sem previsão de chuva. Essa estabilidade é mantida por um sistema de alta pressão. Pela manhã, os ventos variaram entre moderados e fortes. O dia ainda promete um fim de tarde e noite com tempo firme, sem nuvens e céu aberto. O tempo vai ficar assim até quinta-feira (18).
A sexta-feira (19) terá uma mudança brusca no tempo: uma frente fria passará derrubando as temperaturas. A previsão é de que temperatura mínima seja de 15ºC, com chuva ao longo do dia, e a máxima de 24º C. Ventos moderados e fortes também são esperados.
No sábado (20), o tempo continua nublado e a previsão é de chuva fraca de forma isolada a qualquer momento. As temperaturas continuam baixas: a máxima será de 23º C e a mínima cai ainda mais, chegando a 12º C. O tempo seguirá chuvoso.
Como na última semana os ventos fortes assustaram os cariocas, a Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros elaboraram algumas recomendações em caso de ventania.
Se você estiver em casa:
- Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.
- Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no
caso de alguma janela quebrar;
- Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de
queda de árvore;
- Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;
- Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;
- Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Se você estiver na rua:
- Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;
- Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
- Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
- Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;
- Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.