Bandidos usaram explosivos para tentar roubar agência do Banco Santander, na Avenida Dr. Arruda Negreiros, no Centro de São João de Meriti, Baixada FluminenseReginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - Bandidos explodiram uma agência do banco Santander na madrugada desta quinta-feira (18), na Avenida Doutor Arruda Negreiros, no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. 
Segundo a PM, equipes do 21ºBPM (São João de Meriti) foram acionadas após receberem informações sobre a invasão. No entanto, os bandidos fugiram antes da chegada dos policiais.
As vidraças do banco ficaram totalmente destruídas com a explosão, assim como toda entrada da agência, local onde ficam os caixas eletrônicos. Aparentemente, os explosivos eram compostos por pedaços de metal, chamados de estrepes, que são usados para furar pneus de carro.
Em nota, o Banco Santander confirmou a tentativa de roubo na agência, mas não soube informar se os bandidos chegaram a levar dinheiro do local. O banco afirmou apenas que está colaborando com as investigações policiais. 
A área foi isolada. As investigações começaram através da 64ªDP (São João de Meriti), que fica na mesma avenida do banco. Contudo, segundo Bruno Enrique, delegado titular da 64, a ocorrência foi transferida para a Delegacia de Roubos e Furtos da Secretaria de Polícia Civil (Sepol). De acordo com a assessoria da corporação, agentes buscam imagens de câmeras que registraram a ação para identificar os criminosos.
George Maia, 42, locutor de uma das lojas próximas à agência, contou que a sensação é de insegurança e de medo ao ver a violência tão de perto e teme pela queda no número de clientes.
"É muito lamentável o que ocorreu aqui. A gente se sente inseguro. Além do mais, esse tipo de coisa afasta os clientes que costumam visitar nossa loja. Afeta o comércio inteiro, de modo geral", afirmou.
Moradora da região, a auxiliar de serviços gerais, Michelle Domingues, disse que a mãe, idosa, mora próximo ao banco e ligou assustada com o grande estrondo da explosão. Michelle contou que a área é muito pouco policiada e com recorrente histórico de assaltos, sobretudo de celular. Ela mesma afirmou já ter sido vítima de criminosos.
"Minha mãe é uma idosa de 72 anos e ainda está muito nervosa devido ao barulho da explosão. São João (de Meriti) está uma bagunça. Ninguém respeita mais ninguém e, essa área aqui, especificamente, está completamente largada", disse.
Histórico recente
Nos últimos meses, houve recorrência nesse tipo de ação criminosa.
Em junho, uma agência bancária do Santander foi explodida por bandidos na madrugada do dia 9, na Ilha da Conceição, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
No mês seguinte, bandidos explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal na madrugada do dia 1°, em São Gonçalo, na mesma região do assalto de junho. PMs chegaram a trocar tiros com os criminosos e um transformador foi atingido, causando corte de energia.
O caso mais recente ocorreu no início de agosto, em Vila Isabel, Zona Norte da capital. Bandidos invadiram e explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal no Boulevard 28 de Setembro, principal rua do bairro, na madrugada do dia 3. Durante a ação, criminosos trocaram tiros com policiais militares, que foram acionados pouco depois do alarme do banco tocar. A agência ficou destruída após o ataque.