PMs estiveram na Rua Guaraúna, na esquina com a Praça Cotegi, um dos acessos ao JuramentinhoReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou, nesta terça-feira (30), operações em diversas comunidades da Região Metropolitana. Na cidade do Rio, as ações aconteceram nas favelas do Trem e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, e no Morro do Borel, na Tijuca, ambas na Zona Norte. Na Zona Portuária, equipes atuaram no Caju e no Parque Alegria. No município de Niterói, equipes estiveram nas localidades do Abacaxi, Boa Vista, Juca Branco e Serrão. 
Nas comunidades do Trem e do Juramentinho, militares do 41º BPM (Irajá) atuaram com apoio do Comando de Operações Especiais (COE). Blindados da PM circularam pela Rua Guaraúna, na esquina com Praça Cotegi, um dos acessos ao Juramentinho, na manhã de hoje. O local fica nas proximidades do Conjunto do Ipase, onde grupos de criminosos rivais se enfrentaram recentemente. Além de apreender armas e os envolvidos nos confrontos, os PMs também prestaram apoio à operadoras de internet e TV a cabo durante o restabelecimento dos serviços na região. Não há registro de presos ou material apreendido.
No Morro do Borel, a operação foi realizada pelo Comando de Polícia Pacificadora (CPP) junto com o COE. O objetivo era prender criminosos e apreender armas de fogo. Os militares apreenderam uma pistola, 231 munições e um quilo de pasta base de cocaína. O material foi encaminhado para a 19ª DP (Tijuca). Nas favelas do Caju e Parque Alegria, a ação foi feita pelo 4º BPM (São Cristóvão), com apoio de outros batalhões da capital, para prender criminosos e apreender armas de fogo. Ninguém foi preso e não houve apreensões. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) nove unidades escolares prestaram atendimento remoto na região do Caju e nas comunidades de Parque Alegria e Parque da Conquista. Na região do Morro do Borel, cinco unidades escolares também funcionaram de modo remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários.
Em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a pasta instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito. O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os centros municipais de saúde Carlos Figueiredo Filho e Casa Branca, que atendem à região do Morro do Borel; e a Clínica da Família Fernando Antônio Braga Lopes, no Caju, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta terça-feira. Já o Centro Municipal de Saúde Clementino Fraga e a Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, que atende as comunidades do Juramentinho e do Trem, até o momento, funcionaram normalmente.
Já os militares do 12º BPM (Niterói) realizaram operação nas comunidades do Abacaxi, Boa Vista, Juca Branco e Serrão para prender criminosos e apreender armas de fogo. Não há informações sobre prisões ou apreensões. De acordo com as secretarais municipais de saúde e educação de Niterói, as unidades da rede funcionaram normalmente.