Foram confirmados 737 casos de varíola dos macacos (Monkeypox), nesta sexta-feira (2) Milene Dias Miranda/IOC/Fiocruz

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que foram confirmados 737 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (2). Além disso, há 79 casos prováveis, ou seja, com exame inconclusivo ou não coletado, 486 sob investigação e 973 foram descartados. O estado notificou até agora 2.275 casos e um óbito. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS-RJ) e foram atualizados às 15h.
A Região Metropolitana I segue com o maior número de casos, 615. Já a Região Metropolitana II registrou 85, a Baixada Litorânea, nove, a Serrana, cinco, a Região Norte e Médio Paraíba, três, e a Noroeste, dois.
Dos casos confirmados até o momento, 93,6% (690) são de pessoas do sexo masculino, enquanto 6,4% (47) são do sexo feminino. Por faixa etária, há predominância de casos entre aqueles com 20 e 39 anos, com 533 casos confirmados, enquanto pessoas entre 40 a 59 anos registram 175. A faixa etária com menor número de casos confirmados, quatro, é de crianças de 0 a 9 anos. 
Os casos confirmados por sinais e sintomas continuam sendo, em sua grande maioria, através da erupção cutânea, 663, e febre de início súbito, 421.
Primeiro caso de varíola dos macacos em prisão do Rio
Também nesta sexta-feira (2), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que uma mulher privada de liberdade testou positivo para varíola dos macacos (monkeypox). A paciente foi isolada e está recebendo medicação. A identidade da mulher e a Unidade Penal não foram divulgadas.
De acordo com a secretaria, equipes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) realizaram ação de rastreio e busca nas celas e identificaram outros seis casos suspeitos.
Os protocolos de vigilância sanitária foram ativados e todo o coletivo e servidores da Unidade Prisional receberam orientações quanto às medidas preventivas. 
A Seap reforçou que os casos suspeitos e confirmados estão sendo acompanhados pela equipe da PNAISP, que por sua vez está recebendo todo suporte da direção da unidade prisional para melhor condução do cuidado em nível assistencial e de vigilância.
Primeira morte confirmada
Na segunda-feira (29), o estado do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte pela varíola dos macacos. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ele apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença. O paciente apresentou complicações e teve de ser transferido para a UTI no dia 19.