Rio - A Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (8), operações no Complexo da Serrinha, entre os bairros de Madureira e Cascadura, na Zona Norte, além de na favela do Escondidinho e no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro, e no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo. As equipes atuaram nas comunidades para prender criminosos envolvidos em roubos de veículos e de cargas, apreender armas de fogo, remover barricadas de vias e reprimir o crime organizado.
fotogaleria
Na Serrinha, onde a operação foi realizada pelo 9º BPM (Rocha Miranda) e pelo Comando de Operações Especiais (COE), moradores relataram que um intenso confronto se iniciou no local por volta das 5h30. "Acordei com os tiros, é muito tiro!", comentou uma pessoa nas redes sociais. "Mais um dia de guerra na Serrinha", relatou outra. "Bala 'tá comendo' já na comunidade da Serrinha... Muitos tiros", disse mais um internauta. "Rajadas e mais rajadas pelos lados da Serrinha… hoje começou cedo", disse um usuário.
Por conta dos disparos, passageiros de um ônibus que passava pela região viveram momentos de tensão e precisaram se abaixar, depois que tiros teriam atingido uma placa de trânsito, por volta das 6h. Em comentários, pessoas também se queixaram da dificuldade de conseguirem sair para trabalhar, devido ao tiroteio. "Tentando chegar no trabalho e passando no meio da bala perdida na Serrinha. Mais um dia tranquilo para o carioca", desabafou uma mulher. "Que que o caveirao acha que vai arrumar 6 da manhã na Serrinha, além de me fazer ter que esperar para sair de casa?", questionou outro internauta.
A operação contou com o apoio de veículos blindados e um helicóptero sobrevoou a comunidade. Criminosos atearam fogo em barricadas para dificultar o acesso dos policiais. As equipes do 9º BPM e do COE removeram os obstáculos usando uma retroescavadeira. Durante a entrada na comunidade, houve confronto com criminosos. Após o tiroteio, uma submetralhadora 9mm e drogas foram apreendidas.
Já nas favelas do Escondidinho e no Morro dos Prazeres, onde a ação foi realizada por equipes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), não houve relatos de troca de tiros, presos ou material ilícito apreendido. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), seis unidades escolares da região do Complexo da Serrinha e três do território de Santa Teresa prestaram atendimento remoto nesta quinta-feira, para garantir a segurança de alunos e funcionários, por conta das operações.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império, também nas proximidades da Serrinha, acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento. Já os Centros Municipais de Saúde Ernani Agrícola e Salles Neto, localizados nos arredores da comunidade do Escondidinho e Morro dos Prazeres, funcionaram normalmente.
No Complexo do Salgueiro, criminosos atiraram contra policiais do 7º BPM (São Gonçalo) e houve confronto na Rua André Lima, na localidade conhecida como Curral das Éguas. No tiroteio, um bandido acabou sendo baleado e chegou a ser socorrido pelos militares para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, mas não resistiu. Com ele, foi apreendido um fuzil calibre 5,56. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou que as unidades de saúde da família Albert Sabin, em Itaoca, e Neuza Goulart Brizola, no Salgueiro, não funcionaram, devido à ação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.