O Cristo Redentor, no Rio, ficará iluminado na noite desta quinta-feira (8), com as cores da bandeira do Reino Unido em homenagem à rainha Elizabeth IIDivulgação

Rio - O Cristo Redentor, no Rio, ficou iluminado na noite desta quinta-feira (8), com as cores da bandeira do Reino Unido em homenagem à rainha Elizabeth II, que morreu durante a tarde.

Mais longeva monarca britânica da história, que passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop. Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real e repercutiu por todo o mundo. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula, e ex-jogador Pelé, estão entre as personalidades que se manifestaram.
Nesta sexta-feira, 9, Charles III, que assumirá o cargo da mãe, deixou a Escócia para retornar a Londres. Ainda neste dia, o novo rei irá discursar aos britânicos. A ação é o início da "Operação Unicórnio", que seguirá com diversas cerimônias de homenagem à rainha.
No sábado, 10, Charles III será proclamado oficialmente rei, durante uma reunião do Conselho de Sucessão, prevista em Londres. A informação foi dada pelo Palácio de Buckingham em um comunicado.
Reinado de Elizabeth II

Até sua coroação, Elizabeth havia presenciado a transformação do Império Britânico na Comunidade Britânica de Nações. Quando começou seu reinado em 1952, sua função como líder de um grupo de países independentes já estava estabelecida.

Em novembro de 1956, a Grã Bretanha e a França invadiram o Egito em uma fracassada tentativa de assumir o controle do Canal de Suez. O primeiro-ministro britânico na época, Anthony Eden, negou que a rainha tivesse se oposto ao ataque, e acabou renuncia-.1ndo dois meses depois. A crise de Suez e a nomeação de Harold Macmillan para suceder Eden levaram às primeiras fortes críticas ao reinado de Elizabeth.

Durante uma cerimônia em 1981 e somente seis semanas antes do casamento do Príncipe Charles com Diana, seis tiros foram disparados na direção da rainha enquanto ela desfilava em cima de seu cavalo. O responsável pelo ataque, Marcus Sarjeant, de 17 anos, foi sentenciado a cinco anos de prisão e liberado após três. A postura da rainha e sua habilidade em lidar com o caso foram amplamente elogiadas em todo o mundo.

Em 1991, após a vitória na Guerra do Golfo, a rainha Elizabeth foi a primeira monarca britânica a discursar em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. No ano seguinte, em meio a fortes críticas, a rainha afirmou que qualquer instituição está a mercê de críticas, mas sugeriu que elas fossem feitas com "um toque de humor, gentileza e compreensão".

Durante seu reinado, Elizabeth deu poucas entrevistas e não era conhecida por expressar suas opiniões em público. Seu forte senso de dever civil e religioso, além da seriedade que sempre demonstrou durante o reinado, garantiram sua popularidade, comprovada nas comemorações dos seus jubileus de prata, ouro e diamante. Ainda assim, de tempos em tempos, a rainha enfrentava críticas relacionadas principalmente às vidas pessoais de seus filhos.