Geral - Funcionarios do BRT entram em greve. Na foto, Terminal Alvorada, zona oeste do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Mobi-Rio informou que, a partir desta segunda-feira (19), começam a circular dois novos serviços do "diretão" do BRT. São eles: Madureira x Alvorada e Penha x Alvorada. Às duas linhas vão ser feitas por 38 ônibus articulados, que serão alugados por seis meses. A medida é emergencial e provisória, visando reforçar a operação dos BRTs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h.
Segundo a concessionária, apesar que sejam articulados de piso baixo, não haverá necessidade de adaptação dos veículos. No Terminal Alvorada, os articulados SE05 (Alvorada x Madureira) e SE06 (Alvorada x Penha) sairão da Plataforma D 46(Madureira) e D 50 (Penha). Já o embarque de Madureira para a Barra será dentro do Terminal Paulo da Portela. Para a Penha, o embarque será em frente ao módulo parador da estação Penha II.
Os ônibus que serão utilizados nesses novos serviços diretos circularam na cidade de São Paulo e foram baixados do sistema com a renovação da frota na capital paulista. Dessa forma, foi possível alugar os veículos até que seja iniciado o processo de renovação dos ônibus do sistema BRT.
A iniciativa feita pela Prefeitura visa trazer mais conforto para a população que utiliza o sistema BRT, até a chegada dos 291 novos veículos (220 articulados e 71 ônibus modelo padron) já comprados. A prefeitura vai licitar ainda este ano mais cerca de 300 articulados com previsão de entrega entre o final de 2023 e início de 2024.