Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como ‘Faraó dos Bitcoins’Internet
Seap desmente fake news sobre estado de saúde do 'Faraó dos Bitcoins'
Áudios que circulam em redes sociais insinuam que Gladson Acácio estaria correndo risco de morte por problemas de saúde
Rio- A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) desmentiu, nesta sexta-feira (30), uma notícia falsa que dá conta que Gladson Acácio dos Santos, conhecido como 'Faraó dos Bitcoins', estaria correndo risco de morte por questões de saúde e que a entidade não estaria dando suporte. De acordo com a Seap, em nenhum momento Gladson ou qualquer outra pessoa privada de liberdade sob a custódia da Polícia Penal deixou de receber atendimento médico quando necessário.
Em nota, a Seap informou que um grupo não identificado estaria fazendo uma campanha de movimento de denúncias nas redes sociais, incitando as pessoas a procurarem o Disque 100 (Violação de Direitos Humanos) e o Disque 127 (Ouvidoria do Ministério Público) para propagar falsas acusações contra a Secretaria de Administração Penitenciária.
"No caso de Gladson Acácio dos Santos, em particular, a Seap esclarece que recebeu determinação judicial autorizando o ingresso de um dos médicos particulares do interno para consulta e exame e que foi agendado o dia 5 de setembro de 2022 para a realização do procedimento. Porém, o médico de Gladson não compareceu. Faltou à consulta", informou em nota.
Ainda de acordo com a Secretaria, o atendimento foi reagendado para o dia 15 do mesmo mês, quando então, o médico Marcelo dos Santos Soares compareceu à Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, e atendeu o interno.
"Vale ressaltar que a consulta durou 35 minutos e que após o atendimento, o médico não fez nenhuma recomendação sobre o estado de saúde de Gladson Acácio dos Santos", pontuou.
No áudio que circulou nas redes sociais, uma mulher não identificada afirma que Gladson não está bem de saúde e pede ajuda para o maior número de denúncias possíveis. "Quanto mais denúncias, mais rápido ele vai conseguir ser atendido e mais rápido ele vai ficar bem", explicou.
A Seap afirmou que desde que ele ingressou no sistema prisional, em 25 de agosto de 2021, o Faraó dos Bitcoins já foi atendido três vezes no Hospital penitenciário Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio, e em nenhuma dessas ocasiões foi constatado qualquer problema de saúde que necessitasse uma internação hospitalar.
Na tarde desta sexta-feira (30), por ordem da Secretária de Administração Penitenciário, a inspetora de Polícia Penal Maria Rosa Nebel, Gladson foi novamente levado ao Hospital Hamilton Agostinho para avaliação médica. Ele foi examinado e voltou para a cela. De acordo com a Seap, Gladson estava com dor lombar e pressão alta, que no caso dele é crônica.
Procurada, a defesa do Faraó dos Bitcoins não retornou aos contatos. O espaço segue aberto para manifestação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.