Moradores relatam intenso tiroteio no Morro do Fubá, na Zona Norte do RioReprodução/ O Dia

Rio - Mais uma noite que moradores do Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio, ficam reféns da guerra sem fim entre a milícia e traficantes do Comando Vermelho (CV). Por volta das 20h15 desta quinta-feira (6), um intenso tiroteio foi registrado na comunidade. Um vídeo, enviado por um leitor do DIA, mostra a quantidade de tiros disparados onde parece ser na parte alta da favela.
Até o momento, a Polícia Militar não informou se equipes estão no local.
Veja o vídeo:
Nos grupos de moradores, pessoas alertavam trabalhadores que tentavam voltar para casa. "Muito tiro de arma pesada, que Deus proteja nossa comunidade e os que estão na rua"; "Ouvindo muitos tiros, Deus proteja os moradores"; "Muito cuidado para quem está voltando para casa, muitos tiros no Fubá".
Setembro ficou marcado por diversos tiroteios no Morro do Fubá. Ao todo, foram 15 confrontos armados durante o mês na região que fica entre os bairros Campinho e Cascadura. Entre os dias 19 e 23, foram 11 tiroteios que deixaram ao menos quatro pessoas baleadas. Duas delas morreram e as outras ficaram feridas. Esses dados foram levantados no relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado.
Entenda a disputa por territórios
Desde janeiro deste ano, a região, que fica entre os bairros de Cascadura e Campinho, na Zona Norte do Rio, passou a ser palco de conflito entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho. O local era chefiado pela milícia do 'Tico e Teco', comandada por Leonardo Luccas Pereira, o 'Leleo' ou 'Teco', mas foi invadido pelo Comando Vermelho, em janeiro deste ano, liderado pelo gerente do Morro do 18, Rafael Cardoso do Valle, o 'Baby', depois que as milícias do Campinho e do Morro do Fubá foram traídas por um ex-integrante. Agora, os traficantes dominam a parte alta da comunidade, mas a parte baixa segue sendo comandada pelos paramilitares.