Secretário de Estado da Polícia Militar Luiz Henrique Marinho com o fuzil de fabricação israelense IWI, que fará parte do arsenal da PMDivulgação

Rio – A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) anunciou, nesta terça-feira (11), que o fuzil de fabricação israelense IWI, calibre 5,56, passará a fazer parte do arsenal da Polícia Militar do Rio. Segundo a corporação, o modelo é mais leve, mais compacto e conta com mira holográfica.

De acordo com o comando da PM, 600 novos fuzis do modelo foram adquiridos e começarão a ser empregados pelas tropas operacionais no final de 2022.


O novo armamento oferecerá mais efetividade nas ações de patrulhamento e, sobretudo, nas operações em áreas conflagradas. Outra vantagem do novo fuzil é a redução do risco de efeitos colaterais indesejados, especialmente nas ações em áreas muito povoadas. Isso porque, além da maior precisão, o fuzil de calibre 5,56 tem menor potencial de destruição quando comparado com o calibre 7,62, utilizado atualmente, de acordo com a Polícia Militar.

Com recursos orçamentários da própria SEPM, a compra representou um investimento perto de R$ 9 milhões.

Adquirido através de adesão a Ata de Registro de Preços da Polícia Militar do Espírito Santo, o novo armamento foi apresentado na manhã desta terça-feira (11) ao Secretário da SEPM, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, no Quartel General da Corporação, por um especialista da empresa Israelense IWI. A primeira remessa de 300 novos fuzis será entregue em dezembro. A segunda remessa está prevista para o primeiro bimestre de 2023.

Remessa de viaturas semiblinadas também foi entregue
O secretário de Estado de Polícia Militar, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, também entregou, na manhã desta terça-feira (11), 31 novas viaturas semiblindadas aos comandantes dos batalhões da PM.

O evento aconteceu no Estádio do Maracanã, na Zona Norte. Vinte e oito viaturas do modelo Mitshubishi foram entregues na cerimônia e outras três For Ranger foram destinadas ao Programa Maria da Penha. Durante a solenidade, cinco motociletas XRE 300 também foram distribuídas.


A remessa das 31 viaturas semiblindadas faz parte de um pacote de aquisições de 513 veículos com essa nova configuração, feito pela SEPM este ano. Os lotes começaram a ser entregues no final do mês de agosto. De acordo com o contrato estabelecido com o fabricante, o processo de entrega será concluído até o final deste ano.

Durante a cerimônia de entrega do novo lote de viaturas, o secretário da SEPM, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ressaltou a importância dessa obtenção pelo Comando da Corporação:

"As viaturas semiblindadas aumentam a proteção do policial militar e eram uma grande necessidade da instituição. Uma das nossas atribuições é a ostensividade e a ostensividade só se consegue com viaturas. Por isso, representam um grande investimento do Governo do Estado na Polícia Militar", disse o Coronel Henrique.