Julgamento de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar na tarde desta quarta-feira (13), 1º Tribunal do Júri, no Fórum do Rio, no Centro da cidade. Beira-Mar será julgado pelos crimes de homicídio qualificado dos integrantes da facção criminosa rival Amigos dos Amigos (ADA) Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê, Marcelo Lucas da Silva, o Café, Wanderley Soares, o Orelha e Carlos Alberto da Costa, o Robertinho do Adeus, ocorridas em 2002, no presídio de segurança máxima Bangu 1.Na foto Celsinho da Vintém.Fernando Souza / Agência O Dia / Arquivo

Rio - O criminoso Celso Luiz Rodrigues, conhecido como Celsinho da Vila Vintém, um dos traficantes mais perigosos da década de 90, ganhou, nesta terça-feira (11), direito à liberdade em um dos diversos crimes em que é acusado. Apesar da decisão, concedida pela desembargadora Suimei Meira Cavalieri, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, o criminoso segue preso desde no Complexo de Gericinó, no bairro de Bangu, Zona Oeste do Rio.
O traficante é um dos fundadores da facção criminosa Amigo dos amigos (ADA) e está na cadeia desde 2002, tendo sido preso pela primeira vez em 1994. Além de tráfico de drogas, ele responde por diversos crimes, como roubo a bancos e homicídios. Condenado a mais de 30 anos, ele obteve a progressão do regime fechado para o semiaberto em janeiro de 2021, mas nunca deixou a prisão devido ao histórico de fugas de cadeias por que passou. 
Procurada, a assessoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou a decisão da magistrada Suimei Meira Cavalieri, que determinou a expedição de alvará de soltura referente a um dos processos a que ele responde. E informou que o despacho segue em segredo de justiça. No entanto, o TJ-RJ destacou que ele está condenado por outros crimes e, por isso, permanecerá preso.
Segundo a Secretária Estadual de Administração Penitenciária (Seap), apesar do benefício concedido ao traficante nesta terça-feira, Celsinho segue preso no Complexo de Gericinó.
Transferido para unidade federal por comandar fuga no Fórum de Bangu
Em 2014, Celsinho transferido para uma unidade federal após ser apontado como o idealizador — mesmo preso — de uma tentativa de resgate de internos no Fórum de Bangu, em 2013. Na ocasião, uma criança de 8 anos e um policial foram mortos.
Celsinho é considerado um bandido sanguinário e, durante rebelião no presídio de Bangu, em 2002, teria negociado a própria vida com outro traficante: Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Na época, traficantes ligados ao chefe da facção Comando vermelho teriam executado quatro chefes de grupos rivais. Ele teria conseguido se manter vivo alegando que passaria o controle de venda de drogas da Vila Vintém para a facção rival.
Criminoso tem histórico de fugas. Em uma delas, saiu de hospital vestindo farda da PM
Em 1998, o traficante conseguiu fugir do sistema penitenciário após ser transferido para retirar uma bala alojada no braço direito no Hospital Penitenciário Fábio Maciel, na rua Frei Caneca, no Catumbi, Região Central do Rio. Ele não realizou a intervenção, e teria saído pela porta da frente da unidade, vestido com uma farda da PM.
Não foi a primeira vez que Celsinho conseguiu escapar. Em 1994, ele empreendeu fuga da penitenciária Milton Dias Moreira, também no Complexo de Gericinó. O criminoso foi recapturado dois anos depois, por policiais militares, na comunidade que ele comandava.