No Rio, 1.033 casos apresentaram as feridas na pele como sintoma da varíola dos macacosReprodução
Rio registra dez novos casos de varíola dos macacos
Número foi atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta (26)
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (26) mais dez novos casos da varíola dos macacos (monkeypox) no Rio de Janeiro. Até o momento, são 1.213 pacientes contaminados. Outros 135 casos são tratados como prováveis. Três pessoas já morreram devido ao vírus, sendo uma em Campos dos Goytacazes, outra em Mesquita e uma em São João de Meriti.
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS-RJ) já recebeu 4.290 notificações. Dessas, 2.540 foram descartados e outros 326 estão em investigação. Ao todo, 57 pessoas estão hospitalizadas em clínicas e oito em hospitais do estado. Cinco pacientes já concluíram tratamento com Tecomvirimat.
Com a atualização desta quarta-feira (26), a Região Metropolitana I totaliza 1.024 pacientes infectados, a Região Metropolitana II 129, a Baixada Litorânea 15, Médio Paraíba 11, Região Serrana 7, Norte Fluminense 4, Baía de Ilha Grande, 3, Noroeste do Estado do Rio 2, Centro Sul 1, e não informados 17.
Do total de pacientes infectados pela doença, 1.120 são homens, correspondendo a 92,3%. Além disso, são 851 casos em pessoas entre 20 e 39 anos. A principal forma de contágio da doença permanece o contato sexual. Sintomas de suor e calafrios são os principais descritos pelos pacientes, seguido de fotossensibilidade e erupção cutânea.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.