Ponte Rio-Niteroi teve que ser interditada nos dois sentidos por tempo indetermiandoDivulgação

Por meio de uma nota oficial, a Marinha do Brasil informou que vai abrir um inquérito para apurar o que provocou o acidente envolvendo o navio São Luiz, que colidiu violentamente contra a Ponte Rio-Niterói no início da noite desta segunda-feira (14).
Construído há 28 anos, São Luiz virou um 'fantasma' na Baía de Guanabara

Ponte Rio-Niteroi teve que ser interditada nos dois sentidos por tempo indetermiando - Divulgação
Ponte Rio-Niteroi teve que ser interditada nos dois sentidos por tempo indetermiandoDivulgação


"A destinação da embarcação São Luiz é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação", informa um trecho do texto. "Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente", completa a nota.
Segundo informações preliminares, o navio estava ancorado na Baía Guanabara há seis anos e que a causa do acidente teria sido a corrosão das amarras pela ação do tempo. A Marinha ainda culpou os fortes ventos, que teriam provocado o rompimento das amarras.
Na hora do acidente, houve forte ventania e pancadas de chuvas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Às 18h10, houve registro de vento forte nos aeroportos do Galeão (57,4 km/h) e Santos Dummont (53,7km).