Pedreiro Lorinaldo trabalhava em imóvel que desabou na RocinhaReprodução/Redes sociais

Rio - O corpo do pedreiro Lorinaldo Costa Monteiro, de 55 anos, morto após desabamento de um prédio de cinco andares na Rocinha, Zona Sul do Rio, será sepultado no sábado (19), às 15h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O velório será realizado às 13h, na capela 3.
A vítima trabalhava há dois dias na obra do imóvel, na Travessa Luz, na descida do Largo do Boiadeiro, quando a construção desmoronou e ele ficou preso nos escombros, na manhã de quinta-feira (17). De acordo com o irmão, Francisco Monteiro, 59, Lorinaldo vivia na Rocinha há 27 anos, onde alugava casas, costumava fazer serviços como eletricista, mas não tinha muita experiência como pedreiro. No relato, o familiar afirmou acreditar que ele tenha derrubado uma parede do imóvel, provocando o desabamento, e que o homem chegou a ser alertado sobre os riscos.
"Ele foi fazer esse serviço na casa desse rapaz, foi derrubar uma parede e deve ter mexido na estrutura do prédio e foi abaixo. Falta de experiência, de alguma pessoa orientar ele de que não pode derrubar parede assim, que é perigoso, porque ele tinha pouca noção disso, talvez. Meu cunhado chegou a avisar para ele que era perigoso fazer isso, que tinha que botar uma escora, mas ele não se importou, pensando que não ia cair", lamentou o irmão. 
A família contou ainda que o pedreiro já estava com a passagem comprada para a viagem que faria nas festas de fim de ano para rever a família na Paraíba. A vítima deixa mulher, dois filhos e dois netos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, uma equipe da 2ª Coordenadoria de Assistência Social (2ª CAS) prestou atendimento socioassistencial às famílias do pedreiro e da que vivia no prédio. No local, residiam três adultos, que estão desalojados, e preferiram não ir para acolhimento institucional, ficando na casa de parentes.
Força-tarefa para retirar entulho de prédio
A Prefeitura do Rio montou uma força-tarefa para retirar os restos do imóvel que desabou nesta quinta-feira (17), na Travessa Luz, na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio. As secretarias de Ordem Pública, Conservação e Defesa Civil, além da Comlurb, vão realizar a limpeza e avaliação do que restou da construção. O corpo do pedreiro Lorinaldo Costa Monteiro, 59 anos, que realizava uma obra na construção, foi encontrado no fim da tarde.
Funcionários da Comlurb realizam a remoção dos escombros de acordo com a liberação do espaço pela Defesa Civil municipal. A secretaria precisou interditar três imóveis ao redor do prédio que desabou, para verificação das condições estruturais.