Ney Kayque foi baleado na cabeça em São João de Meriti, na Baixada FluminenseFoto: Reprodução

Rio - Ney Kayque Lourenço de Araújo, de 11 anos, baleado na cabeça em um ataque a tiros contra o carro da sua família, foi extubado e seu quadro de saúde é estável. As informações são da direção do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, onde o menino está internado desde o último dia 13. A criança chegou na unidade com uma bala ficou alojada na cabeça e precisou passar por cirurgia de emergência. Por pelo menos cinco dias, ele ficou internado em estado gravíssimo.
Segundo os médicos que cuidam da criança, Ney Kayque não corre mais risco de vida e pode ficar com sequelas, já que não está movimentando o lado direito do corpo. Ele também vai precisar de atendimento neurológico, mas já está respondendo bem aos estímulos, balançando a cabeça com "sim" e "não" e apertando as mãos dos enfermeiros.
O menino é considerado um milagre pelos médicos e pela família, que viveu uma grande angústia nos últimos dias. "Ele está com estresse pós-traumático, infelizmente não está falando ainda, mas está se esforçando muito. O que aconteceu com ele é um milagre. Acordar, se mexer... só tem uma semana disso tudo. Temos também que agradecer a todos que fizeram uma corrente de oração, a família está aliviada sabendo que ele está fora de risco. Não temos mais aquela sensação de perda, de medo", disse o pai da criança, Henrique Nóbrega, de 32 anos.
Henrique, que é técnico de enfermagem, também reclamou da falta de informações sobre o andamento das investigações na Polícia Civil. "Ainda não sabemos se foi miliciano ou traficante, não nos repassaram nada. Vamos amanhã (22) na delegacia com a advogada para tentar alguma informação", contou o pai. O ataque aconteceu no bairro de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e a motivação do crime está sendo investigada pela 64ª DP (São João de Meriti).
De acordo com a unidade, o veículo passou por perícia e todos as testemunhas foram ouvidas. A delegacia não informou qual a principal linha de investigação, mas ressaltou que agentes realizam diligências para esclarecer os fatos.
Relembre o caso
O menino, a mãe, o padrasto e outros dois amigos da família voltavam de um aniversário, no mesmo bairro, quando foram surpreendidos por outro veículo que emparelhou com o deles. Em seguida, um homem efetuou os disparos e a criança foi atingida na cabeça. No último dia 15, familiares estiveram na porta da 64ª DP (São João de Meriti) e fizeram uma roda de oração em intenção à vida da criança. Eles estavam bastante emocionados e assustados com o crime.
Pai de Ney detalhou o ocorrido durante a ida até a delegacia: "Eles estavam voltando de um churrasco da avó do padrasto. No caminho, quando reduziram para passar por um quebra-molas, o homem no outro carro olhou, viu que o vidro estava abaixado, e simplesmente atirou", disse. Segundo o pai, a mãe do menino gritou que tinha uma criança e, em seguida, desmaiou. "O amigo do padrasto acelerou e levou meu filho para a UPA de São João de Meriti. Quando os médicos perceberam que se tratava de um caso grave, com perda de massa encefálica, transferiram para o Hospital Adão Pereira Nunes", contou.