Jiboia resgatada estava em boas condições de saúdeDivulgação / Prefeitura de Niterói

Rio – Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram, na tarde deste sábado (26), uma jiboia de cerca de 1,8m e 15kg no bairro de Maria Paula, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
O animal estava no quintal de uma casa na Estrada Velha de Maricá e, segundo moradores da região, tinha engolido um gato. Agentes no local confirmaram que a cobra passava pelo processo de digestão.
“A digestão da jiboia é lenta, durando em média uma semana, e neste período ela fica imóvel, num estado de torpor. Mesmo assim, não é seguro que as pessoas se aproximem. O procedimento recomendado é acionar o Cisp 153”, explica Renato Macedo, coordenador da Guarda Ambiental.
De acordo com Renato, o animal estava em boas condições de saúde e foi reintegrado ao seu habitat natural, na área de preservação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).
“Como a jiboia não é venenosa e estava saudável, fizemos a reintegração no mesmo dia. Quando a espécie é peçonhenta, levamos imediatamente para o Instituto Vital Brazil”, disse ele.