Rafael Lemos foi preso no Morro da Babilônia e responderá por cárcere privadoArquivo pessoal

Rio - O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou, nesta segunda-feira (28), Rafael Lemos de Souza, de 29 anos, acusado de manter uma turista sueca Penelope Brunnström, de 22 anos, em cárcere privado, dentro da própria casa, no Morro da Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio. O agressor foi alvo da decisão da 1ª Promotoria de Justiça Junto ao I e V Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
De acordo com as investigações, a vítima conheceu Rafael na Pedra do Sal, na região central do Rio, e passou cerca de dez dias na casa do acusado. Ao tentar sair, ela foi impedida. Rafael foi preso em flagrante por policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turista em uma ação que contou com apoio de PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Babilônia e Chapéu Mangueira.
Rafael já era conhecido das autoridades policiais por atos de violência contra mulheres. Segundo os investigadores, ele tem outras duas passagens na polícia pelo mesmo crime.
No caso da sueca, Rafael trancou a porta de casa e escondeu a chave, além de ter ameaçado quebrar o telefone celular da vítima, caso ela tentasse usá-lo. Por causa das ameaças, Penelope gritou por socorro, mas não obteve sucesso. Ela só conseguiu ajuda ao aproveitar um momento de desatenção do agressor e usou o celular para avisar um amigo.

O promotor de Justiça Wagner Sambugaro, em sua decisão, destaca que os delitos foram praticados por razões da condição do sexo feminino, uma vez que envolve violência doméstica e familiar contra a mulher. Em audiência realizada no dia 23 de novembro, na Central de Audiências de Custódia, Rafael teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva em razão da extrema gravidade dos fatos.