Por bianca.lobianco

Rio - O município do Rio entrou em Estágio de Atenção às 12h15 desta quarta-feira, devido à entrada de ventos úmidos, vindos do oceano, que formam núcleos de chuva moderada a forte principalmente sobre a Zona Norte, na região do Alto da Boa Vista, onde choveu forte na última hora. Na Zona Oeste também foi registrada chuva forte.

Segundo o Centro de Operações Rio, houve registro de rajada de vento forte no Forte de Copacabana (54,72km/h), às 14h. Em São Conrado, uma árvore caiu na Estrada das Canoas, na altura do Mirante. Os motoristas que transitam entre as zonas Oeste e Norte devem dar preferência pelo Alto da Boa Vista. Para quem vem da Zona Sul, a opção é seguir pela Autoestrada Lagoa-Barra. 

De acordo com o sistema Alerta Rio, às 14h30 as regiões mais atingidas pela chuva eram:  Avenida Brasil/Mendanha (7,0 mm), Urca (0,2 mm), Copacabana (0,2 mm), Cidade de Deus (0,2 mm), Grota Funda (0,2 mm) e Alto da Boa Vista (0,2 mm). Para as próximas horas, a previsão é chuva, ocasionalmente moderada, acompanhada de rajadas de vento. 

Chuva em outras regiões do estado

O forte temporal também atingiu bairros de Niterói, São Gonçalo, na Região Metropolitana, e municípios da Baixada Fluminense. Ruas ficaram alagadas nestas localidades. 

Na Região Serrana, o Rio Quitandinha está com o nível acima do normal por conta da chuva e foi colocado em estado de alerta. Em Teresópolis, o estado é de atenção em função da possibilidade de elevação dos rios.  

Niterói ficou com as ruas alagadas após temporalReprodução Twitter


A prefeitura do Rio recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Você pode gostar