Por luana.benedito
Rio - Uma boa oportunidade para fugir do calorão das cidades quentes é curtir a temperatura bem mais amena com cerveja e a tradição gourmert em Petrópolis, na Região Serrana. Este mês, a Cidade Imperial promete, com dois eventos, agradar aos mais exigentes paladares. Para iniciar suas atividades este ano, a Cervejaria Bohemia abre as portas para o Rooftop Bohemia, que vai reunir o que existe de melhor nas tardes de sol. O evento é realizado todos os domingos, no charmoso e renovado Restaurante Bohemia — no topo da cervejaria mais antiga do Brasil. De quebra, conta com uma vista privilegiada do centro histórico da cidade.

Na onda gastronômica, restaurantes da região também unem a tradição cervejeira com menus especiais para a 16ª edição do Petrópolis Gourmet. O evento gastronômico será realizado pela primeira vez durante o verão, entre os próximos dias 17 e 29, com o tema ‘Cerveja na Panela’.

Evento destaca as criações dos chefs da região%2C com pratos que custam entre R%24 39%2C90 e R%24 140 por pessoaDivulgação

De acordo com a organização, restaurantes da região irão oferecer menus que levam, indispensavelmente, cerveja na entrada, prato principal ou sobremesa. A expectativa é que haja um aumento de até 30% no movimento de fregueses no período. Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil e um dos cinco indutores do turismo do estado, a cidade tem uma forte tradição cervejeira. É também conhecida como Vale dos Gourmets, pela excelência e variedade de sua gastronomia.

A intenção dos empresários do setor é consolidar Petrópolis também como um destino de verão, e não apenas de inverno, como já é conhecida. “O Petrópolis Convention & Visitors Bureau visa beneficiar seus mantenedores, gerando um fluxo maior de pessoas em seus estabelecimentos, além de movimentar a economia da cidade como um todo”, comenta Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention e proprietária do Hostel 148.

Degustação

Além do circuito gastronômico, que reúne 35 restaurantes e destaca as criações dos chefs da região, com pratos entre R$ 39,90 e R$ 140 por pessoa, o Agito Gourmet também integra a programação. Neste evento, os chefs realizam encontros em espaços públicos e servem degustações gratuitas do saboroso e inédito arroz cervejeiro para os interessados. Participam da atração os chefs Alice Carolina Cox, José Maurício Soares, Cristina Pelegrini e Marco Barbatti, entre outros.

Programação
Publicidade
Para valorizar a produção local, será realizado paralelamente o Mercado Gourmet, no Shopping Vilarejo, em Itaipava. Barraquinhas serão instaladas para exposição e venda de produtos orgânicos, como geleias, conservas, folhagens, legumes, mel, ovos e massas. Os participantes integram a Associação de Produtores de Orgânicos de Petrópolis, considerada o maior pólo produtor de Orgânicos do Estado.
A programação ainda conta com apresentações musicais, palestras, oficinas, workshops sobre cerveja e participação da Associação Deguste, de cervejas artesanais, nos dias 20 e 21. Cervejas poderão ser harmonizadas com os pratos especiais do festival, já que o shopping abriga alguns dos restaurantes participantes.
Publicidade
No fim de semana passado, chefs renomados do Maranhão vão ministrar oficinas com novidades da cozinha maranhense. Um tour por uma das primeiras cervejarias em atividade no Brasil, a Bohemia, integra o roteiro. Os curadores do evento são Rodrigo Trindade, chef e dono do Sakura Sushi, e Alice Carol Cox.
A programação está nos sites www.petropolisgourmet.com.br, www.facebook.com/petropolisgourmetoficial ou obtida pelo pelo Disque Turismo 0800 024 151