Por luana.benedito

Rio - Teresópolis se prepara para ser a capital da sétima arte. Durante dois fins de semana — de 19 a 21 e de 25 a 27 de maio —, a cidade vai estender o tapete vermelho para estrelas do cinema, que vão participar do Brazil International Film Festival. Organizado pelo cineasta José Cláudio Silva, o evento será realizado no Teatro Municipal. 

Promovido pela empresa brasileira ZE’S Produções e a produtora artística Mox Music, em parceria com a canadense Blue Snowman Entertainment, o festival conta com apoio cultural da Prefeitura de Teresópolis e do jornal O DIA. Com dez sessões gratuitas e abertas ao público, o evento terá noite de premiação com cerimônia exclusiva para convidados.

O universo do cinema vai marcar presença no festival%2C que irá reunir produções nacionais e internacionaisDivulgação

No total serão distribuídos treze prêmios — melhores curta e longa-metragem, documentário, animação, direção e séries para televisão e Internet, entre outras categorias. “A importância para o cinema é que vamos receber filmes e cineastas do mundo todo, com várias premiações. Os profissionais serão tratados com respeito e glamour que merecem, trazendo turismo e divulgação”, destaca o cineasta e organizador do evento José Cláudio da Silva.

O organizador lembra que o desejo de criar o Brazil International Film Festival surgiu quando ele teve seu primeiro curta-metragem premiado em Montreal. E foi a produção, por sinal, que serviu de base para o longa-metragem independente “Sobrevivente Urbano”, que conquistou treze prêmios em vários países. “Eis, aí, uma fonte de inspiração, criar festivais de cinema, dando chance a outros criadores”, destaca, citando seu primeiro festival, o Canada Independent Film Festival, que existe há cinco anos.

Com vários convites para criar novos festivais ao redor do mundo, José Cláudio Silva ressalta que sempre desejou realizar um evento de tamanho porte em terras brasileiras. Afinal, apesar da longa experiência no exterior, nunca se esqueceu do Brasil. “Queria realizar em meu país, na minha cidade, com sua beleza natural e povo acolhedor, onde tenho minha família”, enaltece ele.

JÚRI E CONCORRENTES

O corpo de jurados é formado pelo próprio José Cláudio Silva, além de David Leonard — presidente do Trebas Institute de Montreal. Também integram o júri Marcelo Cabral — editor, assistente de direção, produtor musical e compositor —; Edson Spinello — diretor de televisão e cinema —; e André Di Mauro — ator, roteirista e cineasta. 

Entre os concorrentes internacionais, o filme “I Could Kill Someone”, com o ator, diretor, roteirista e produtor James Franco. Conhecido por interpretar Harry Osborn na trilogia “Homem Aranha” e participar de “O Mágico de Oz”, entre outros, James Franco só ainda não teve a presença confirmada na noite de premiação do festival.

Você pode gostar