A palestra de Vânia Coelho foi didática e despertou atenção de todos que participaram do evento Foto Ascom/Divulgação
O evento marcou a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pelo governo municipal, no qual esteve também presente a prefeita Francimara Barbosa Lemos. A participação de Vânia Coelho foi considerada bastante didática, prendendo a atenção de todos os alunos e demais pessoas que estiveram no ato, realizado no Colégio Irmãos em Cristo
A palestrante ilustrou também a sua manifestação apresentando um papagaio da espécie chauá (ameaçada de extinção); a ave havia sido apreendida em Guaxindiba neste início de semana, após denúncia anônima à Guarda Ambiental, cujo telefone é (22) 9.8161-6713.
Vânia Coelho explicou que o animal será levado para a EEEG e, depois de tratado, devolvido ao habitat; “além de encontrado em condições de maus-tratos e inadequadas de alimentação, o papagaio desaprendeu a voar, devido ao longo tempo aprisionado”, assinalou.
A forma como os guarda-parques da EEEG atuam na preservação do meio ambiente, também foram mostradas, com exibições de alguns dos equipamentos utilizados em operações/. “não precisa ser guarda-parque para cuidar da floresta, todos podem ser um de nós”, sugeriu a guarda-parque Miriam.
“Proteger o meio ambiente significa preocupar-se com o futuro; nós temos que cuidar e preservar; vamos proteger nossos animais, plantas, mangues, rios e praias”, defendeu a Francimara Barbosa Lemos, que avaliou o evento como fundamental para que as pessoas reflitam sobre a importância de se preservar a fauna e a flora. Cuidar melhor do planeta.
Outro ponto da programação foi o projeto Óleo Legal, de reaproveitamento do produto saturado; a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, lembrou que o Colégio Irmãos em Cristo possui coletor do projeto e orientou os alunos a divulgar a ação para familiares, amigos e vizinhos.
A secretária resumiu que, a cada descarte de dois litros de óleo de cozinha usado, o doador recebe detergente. Após a palestra, uma das turmas da EIC participou do plantio de duas mudas de sibipiruna em frente à unidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.