Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde continua com a sanitização semanal contra o coronavírus em ruas, prédios públicos, unidades de saúde e Centro de Tradições Nordestinas. O setor de Vigilância Epidemiológica aponta onde está o maior número de casos e a Vigilância em Saúde Ambiental define os bairros para a sanitização.
Nesta terça-feira (16), serão sanitizados as vias do Arsenal, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Rosane, Vila Iara, Jardim Catarina e Trindade. Ontem, segunda-feira (15), foi a vez dos bairros Anaia Pequeno, Arrastão, Pacheco, Brasilândia, Jardim Catarina e Nova Cidade.
Publicidade
Ao todo, 22 motofogs percorrem o município no controle do coronavírus, sanitizando com o quaternário de amônio de 5ª geração diluído em glicerina. Nos prédios públicos e no Centro de Tradições é aplicado o mesmo produto, porém diluído em água, por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. O quaternário de amônio tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.
Outras 10 motofogs são usadas para o controle de arboviroses - dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (16), o fumacê - como o serviço é conhecido - acontece nos bairros Porto da Pedra, Jardim Miriambi e Sacramento. Ontem, segunda-feira (15), foi aplicado nas vias do Boa Vista, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Raul Veiga e Vila Três.
Publicidade
Todas as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde, que permite identificar a que velocidade está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade aplicada durante cada operação. 

Programação de Sanitização contra o coronavírus:

Quarta-feira (17): Engenho do Roçado, Jardim Miriambi, Galo Branco, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias

Quinta-feira (18): Rio do Ouro, Laranjal, Lindo Parque, Tribobó e Mutondo

Sexta-feira (19): Várzea das Moças, Sacramento, Rocha, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara

Programação do controle de arbovirose:

Quarta-feira (17): Mangueira, Parada 40, Laranjal e Santa Izabel

Quinta-feira (18): Paraíso, Anaia Grande e Porto Velho

Sexta-feira (19): Patronato, Anaia Pequeno, Arrastão, Camarão e Porto Novo