Postos recebem pessoas que chegam até 16h30, para que sejam atendidas até 17h nos dias de semana, e até 11h30 aos sábados para vacinação até 12h
Postos recebem pessoas que chegam até 16h30, para que sejam atendidas até 17h nos dias de semana, e até 11h30 aos sábados para vacinação até 12hDivulgação / Lucas Alvarenga
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil recebeu mais 5.850 doses da vacina Pfizer e, assim, volta a vacinar grávidas e puérperas com comorbidades e mais de 18 anos em oito dos 12 pontos disponíveis (veja relação ao final da matéria). A cidade também imuniza, nesta terça (1º) e quarta-feira (2), profissionais da Educação, guardas municipais, veterinários, todos a partir de 50 anos e que estejam em atividade; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar; e pessoas com comorbidades acima de 18 anos. Todos devem comprovar vínculo com o município – ou empregatício ou de residência. A campanha ainda continua para quem tem doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e síndrome de Down, todos com idade a partir de 18 anos, bem como trabalhadores da saúde da linha de frente nesta idade e munícipes em geral com no mínimo 60 anos.
A segunda dose da Coronavac está disponível em todos os 12 pontos de atendimento para quem se vacinou há mais de 15 dias. Também podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de três meses. Para isso, em ambos os casos, devem estar munidos com o comprovante da primeira dose aplicada no município. Os postos recebem pessoas que chegam até 16h30, para que sejam atendidas até 17h nos dias de semana, e até 11h30 aos sábados para vacinação até 12h.
Publicidade
Vale lembrar que só as grávidas e puérperas têm exclusividade para tomar a Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta marca, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a Astrazeneca. Para ter direito à escolha do imunizante, o gonçalense precisa apresentar um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos. Os demais grupos de primeira dose serão vacinados com a Astrazeneca, já que a Coronavac está reservada para a aplicação da segunda dose.
Balanço – Desde o início da campanha, a cidade aplicou a primeira dose em 224.250 pessoas, sendo 28.212 trabalhadores da saúde, 133.609 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 47 pessoas com síndrome de Down, 57.160 pessoas com comorbidades, 96 grávidas, 18 puérperas, 457 pessoas com deficiência permanente, 103 professores, cinco guardas municipais, cinco estagiários da saúde e 2.739 acamados. Até as 15h desta segunda-feira (31), 136.130 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.
Publicidade
Calendário de primeira dose

– Terça (1º) e quarta-feira (2): profissionais da Educação a partir de 50 anos, guarda municipal a partir de 50 anos, veterinários a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos.

– Quinta-feira (3): Feriado de Corpus Christi. Não haverá vacinação.

– Sexta-feira (4) e sábado (5), das 8h às 12h: profissionais da Educação a partir de 50 anos, guarda municipal a partir de 50 anos, veterinários a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos, pessoas com doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos.

Locais de vacinação, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Salão do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro (não tem Pfizer)
– PAM Coelho (não tem Pfizer)
– CRAS Vista Alegre
– PAM Neves
– Umpa Pacheco (não tem Pfizer)
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer)