Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria Municipal de Saúde começou nesta quarta (7) e segue na quinta (8) a vacinar contra o coronavírus os idosos a partir dos 68 anos nos nove pontos de vacinação disponíveis na cidade, três deles com drive-thru. Além destes, dois grupos de profissionais da saúde também já podem receber a primeira dose da vacina: os trabalhadores da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se imunizaram por serem recém-contratados e os que trabalham em hospitais locais sem serem da linha de frente e que tenham mais de 50 anos. São eles os técnicos em radiologia, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, biólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, biomédicos e auxiliares e técnicos de saúde bucal.
Na sexta-feira (09) e no sábado (10), será a vez dos munícipes a partir de 67 anos se vacinarem. Segunda (12) e terça-feira (13), a vacina chega para os idosos com 66 anos ou mais. Na próxima quarta (14) e quinta-feira (15), pessoas a partir dos 65 recebem a primeira dose; sexta (16) e sábado (17), a idade mínima para imunização é de 64 anos.
Publicidade
Os trabalhadores da linha de frente dos serviços de saúde públicos e privados são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19, tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão, além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, cozinheiros e outros prestadores hospitalares. Para se vacinarem, eles devem comprovar o vínculo empregatício em unidade de saúde do município que seja da linha de frente. Se trabalharem em outra cidade, devem apresentar o vínculo empregatício em unidade que seja da linha de frente e o comprovante de residência.
A Secretaria também imuniza com a segunda dose da vacina CoronaVac os idosos e funcionários da saúde que têm mais de 21 dias de vacinados. Para isso, todos devem apresentar o comprovante da primeira dose, que deve ser CoronaVac, aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo e não de outro município. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, mas ainda não está disponível.
Publicidade
Pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida com mais de 68 anos que sejam atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. No caso daqueles não atendidos pelo programa, parentes e responsáveis devem procurar unidades de saúde próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina delivery. O cadastro também pode ser realizado através do e-mail vacina.acamados.sg@gmail.com
A população pode acompanhar o calendário pelo site www.saogonçalo.rj.gov.br e pelas redes sociais da Prefeitura.
Publicidade
Balanço – Desde o início da campanha, a cidade aplicou a primeira dose em 88.396 pessoas, sendo 22.555 trabalhadores da saúde, 61.689 idosos com mais de 69 anos, 1.648 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas e 2.397 acamados. Até as 16h de ontem, terça-feira (6), 26.562 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.
Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose:
Publicidade

– Profissionais de saúde com mais de 50 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade: comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;

– Profissionais de saúde com mais de 50 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios: comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
 
Publicidade
– Profissionais de saúde com mais de 50 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo: comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;

– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário): identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados das 8h às 12h:

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Ginásio do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro
– PAM Coelho

Pontos com drive-thru:

– Campo do Clube Mauá, Centro
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves
– Umpa Nova Cidade]

Publicidade