A Sala de Leitura Professora Júlia Dekid está instalada no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu
A Sala de Leitura Professora Júlia Dekid está instalada no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no BoaçuDivulgação / Renan Otto
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria de Educação inaugurou a Sala de Leitura Professora Júlia Dekid, instalada no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu - a sexta aberta à comunidade na cidade. O espaço leva o nome da professora Júlia Antunes Nascimento dos Santos, falecida em dezembro do ano passado.
“O alicerce de toda sociedade é a educação. Neste momento de pandemia, em que as pessoas estão ficando mais tempo em casa, a leitura se faz ainda mais importante, principalmente para as crianças, e essa sala será uma ferramenta fundamental de incentivo”, disse o prefeito Capitão Nelson.
Publicidade
Uma das idealizadoras da homenagem, a secretária de Educação Lícia Damasceno destacou a importância deste hábito tão necessário para o desenvolvimento da sociedade. “Um verdadeiro educador não joga palavras ao vento, mas as sopra ao coração dos seus alunos, por meio do exemplo e das suas ações, através da alegria e do prazer de saber que está a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros leitores. Esse espaço de leitura não poderia estar mais bem representado do que o nome que carrega”, destacou.
Com uma vida dedicada à leitura, a contadora de histórias Júlia Dekid tem agora sua memória agora eternizada com um espaço para desenvolvimento do saber. “Foi uma emoção muito grande desenvolver tudo isso, com a ajuda da família e o apoio da secretária de Educação. Nós éramos muito parceiras na missão de democratizar a leitura. Júlia sempre acreditou no universo infantil, que traz lições, reflexão para a vida”, afirmou a contadora de histórias Elaine Furlani.
Publicidade
Mãe da homenageada, Jaira Silveira Antunes estava presente na inauguração e se emocionou ao falar da perda de sua única filha. “Foi uma homenagem certa, na hora certa, em um ambiente que ela amava. A leitura era a vida da minha filha e, hoje, eu a vejo neste espaço”, exclamou ela, ao lado dos netos Jully e Jonas, de 16 e 11 anos, respectivamente.
Confira todas as salas de leitura do município:

Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa
Local: Sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Uriscina Vargas nº 36, Mutondo)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Sala de Leitura Ruth de Souza e Espaço Emicida de Cultura Urbana
Local: Rua Doutor Porciúncula nº 395 (Antigo 3º B.I.)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h

Sala de Leitura e Conhecimento João Pedro
Local: Escola Municipal Salgado Filho, Itaoca
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h

Sala de Leitura e Conhecimento Portal da Ecologia
Local: Rua Lúcio Tomé Feteira, Barro Vermelho
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h

Sala de Leitura e Conhecimento Conceição Evaristo e Sala de Leitura Júlia Dekid
Local: Colégio Municipal Presidente Castello Branco (R. Carlos Gianelli, s/nº), Boaçu
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 14h
Publicidade
O prefeito e a mãe da homenageada prestigiaram a inauguração - Divulgação / Renan Otto
O prefeito e a mãe da homenageada prestigiaram a inauguraçãoDivulgação / Renan Otto