Desde o início da campanha, a cidade aplicou a primeira dose 296.328 pessoas e a segunda em 141.172 munícipesDivulgação

Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Nas próximas segunda (21) e terça-feira (22), munícipes com mais de 43 anos já poderão se vacinar contra o coronavírus. As idades continuarão caindo três a cada dois dias na próxima semana. Portuários, lactantes com bebês de até seis meses e puérperas sem comorbidades, com idade mínima de 18 anos, também devem procurar um dos pontos de vacinação para receberem a primeira dose a partir de segunda. Em paralelo, a cidade mantém a campanha de imunização da população em situação de rua.
A Coronavac está disponível apenas para a segunda dose e em dois lugares: Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, no Zé Garoto, e Clínica Gonçalense do Mutondo. Podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca quem tomou a vacina há mais de 12 semanas. Para isso, é preciso apresentar o comprovante da primeira dose da mesma marca, e aplicada no município. Os locais de vacinação recebem as pessoas que chegam até 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h nos dias de semana e até 11h30 aos sábados, para atendimento até 12h.
Publicidade
Também podem se vacinar com a primeira dose: trabalhadores da Educação, profissionais de Educação Física, guardas municipais, veterinários – que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e/ou síndrome de Down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde – todos acima dos 18 anos.
Só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta marca, segundo o informe técnico do Governo do Estado, porém não há exclusividade, já que estes grupos podem receber a Astrazeneca. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.
Publicidade
Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 296.328 pessoas, sendo 31.260 trabalhadores da saúde, 135.172 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 76.287 pessoas com comorbidades, 1.148 pessoas com deficiência permanente, 6.917 trabalhadores da educação, 304 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.751 acamados, 37.993 pessoas da população em geral com mais de 46 anos, 1.765 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua e 893 gestantes e puérperas. Até as 15h desta sexta-feira (18), 141.172 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.