A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo divulgou sua atuação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O inseto é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Semanalmente, bairros são visitados pelas equipes das motofogs e fumacês, que pulverizam o inseticida no ar.
Além das ações de pulverização do inseticida, os agentes de controle das arboviroses também visitam as casas orientando os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito. É importante que a população seja vigilante com os focos dentro das residências e quintais. A vigilância da população tem que ser constante para não deixar qualquer acúmulo de água em casa.
"É importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito, inclusive uma folha caída da árvore ou tampinha de refrigerante", afirmou a Prefeitura no texto.
Além das equipes de visitação domiciliar, a Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.
O programação da pulverização de inseticidas é o seguinte:
Segunda-feira (18): Gradim, Jóquei, Boaçu, Vila Lage e Palmeiras;
Terça-feira (19): Anaia Grande, Vila Candoza, Guarani, Covanca e Itaúna;
Quarta-feira (20): Porto Velho, Coelho, Galo Branco, Tenente Jardim, Morro do Castro e Porto do Rosa;
Quinta-feira (21): Porto da Madama, Jardim Nova República, Brasilândia, Neves e Itaoca;
Sexta-feira (22): Camarão, Porto Novo, Colubandê, Rosane, Vila Iara, Venda da Cruz e Mutuá.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.