Durante reunião, a pauta sobre o problema em São João da Barra foi retratado em detalhes Foto Divulgação
O assunto foi pauta prioritária nesta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa (Alerj), colocado pelo deputado Bruno Dauaire. Não é a primeira vez que isso ocorre, porém, o parlamentar acredita que agora possa ter desdobramento satisfatório, “estando sendo dado um passo importante para acabar com esse dilema que afeta a população de Atafona”.
O otimismo surge de reunião, nesta quinta-feira, de Bruno Dauaire com o presidente da Alerj, Andre Ciciliano, da qual participaram representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Secretaria Nacional de Portos e o ex-prefeito sanjoanense Betinho Dauaire. Todo o quadro foi atualizado e reforçadas as propostas em buscas de recursos para as obras já projetadas.
De acordo com o deputado, após a explanação feita por ele sobre as consequências e da exposição do estudo de viabilidade técnica, o presidente da Alerj, assumiu o compromisso de buscar os procedimentos legais que o permita transferir o recurso para atualizar o projeto de contenção do avanço do mar na localidade.
“André Ciciliano prometeu que superado essa fase, irá trabalhar junto conosco. para buscar uma boa parte dos recursos para custear a obra”, informa Bruno Dauaire, avaliando que a reunião foi positiva: “o comprometimento do presidente Andre é total, o próximo passo será atualizar o projeto que é de 2015 e buscar os meios legais para essa transferência financeira”.
Distrito de São João da Barra, divisa com São Francisco do Itabapoana, Atafona fica a uma distância de 3 km da sede do município. Estudos mostram que “a erosão extrema, coloca a localidade entre os 4% do litoral mundial onde o mar avança mais de 5 metros por ano”. Vários quarteirões já foram tomados durante mais de quatro décadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.