Reunião sobre Cicloturismo em Saquarema
Reunião sobre Cicloturismo em SaquaremaDivulgação
Por O Dia/ Monica Marinho
Saquarema – Membros da Associação Ciclística de Cabo Frio estiveram em Saquarema nesta quarta-feira (26), para uma reunião na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Durante a reunião, foram discutidas pautas importantes, como a inclusão do município de Saquarema no Circuito de Cicloturismo da Costa do Sol, que está em plena projeção para os próximos meses.

O ciclo turista busca novas experiências e aventuras, através de muito contato com as mais variadas culturas, climas e biodiversidades.
- O ciclo turista carrega consigo muita simplicidade, mas aprecia serviços e experiências turísticas diferenciadas. E Saquarema é uma ótima opção para esses turistas que desejam desfrutar de muita beleza, atividades esportivas, culturais e gastronômicas – informou a assessora especial da Secretaria de Turismo, Daniele Mazzeo.
Publicidade

De acordo com a Associação Ciclística de Cabo Frio, novos planos para a rota ciclo turística da Costa do Sol estão sendo delineados para a realização de um grande circuito de cicloturismo já em 2022.
- Um dos nossos objetivos é inserir Saquarema, dentro desse circuito, que terá aproximadamente 550 KM de extensão. A cidade possui uma bela área para que possamos explorar de diversas formas o ciclismo e o turismo. Nosso objetivo é que em abril do ano que vem, já tenhamos esses eventos pela nossa região- explicou Ricardo Lage, membro da Associação.

Ainda de acordo com a associação, a ideia é divulgar as cidades da Costa do Sol.
- Estamos pensando em projetos exclusivamente dedicados a esse público que tem crescido exponencialmente. Nosso objetivo é utilizar desta ferramenta turística, para divulgar ainda mais as atividades de nossa região - finaliza o diretor de competições esportivas, Pablo Corrêa.

Participaram do encontro os membros da Associação Ciclística de Cabo Frio, Ricardo Lage e Lúcia Lage. Representando o município de Saquarema, Rafael da Costa Castro esteve no lugar no do Secretário Municipal de Turismo. Também estavam presentes, a assessora especial e turismóloga, Daniele Mazzeo, o diretor de competições Esportivas, Pablo Corrêa e o assessor de atividades, André Luís Morgado.

O que é o Cicloturismo?
Publicidade

O Cicloturismo é uma alternativa para unir diversão, com um estilo de vida saudável, ou seja, viajar, conhecer culturas e apreciar a natureza de uma forma mais tranquila, na companhia de uma bicicleta. O aumento de adeptos do Cicloturismo na região se dá pela simplicidade de uma bicicleta como meio de transporte.
Mesmo vivendo em um período de muitas incertezas, por conta da pandemia de coronavírus, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto a 40 empresas associadas, houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas entre 15 de junho a 15 de julho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.