Suplentes assumiram as vagas dos candidatos impedidos de tomarem posse pelo TRE - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Suplentes assumiram as vagas dos candidatos impedidos de tomarem posse pelo TREFoto: Reprodução / Redes Sociais
Por O Dia
SILVA JARDIM – Os vereadores eleitos para o próximo mandato no município de Silva Jardim, no interior do Rio, foram diplomados na tarde desta sexta-feira (18), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), na cidade. O candidato a prefeito Jaime Figueiredo, que obteve a maioria dos votos nas eleições municipais, e outros quatro candidatos a vereadores filiados ao PROS estão impedidos pelo TRE de assumirem seus respectivos cargos e não foram diplomados.

Além de Jaime, Cleber do Mato Alto, Rostan da Academia, Bebeto e Dinha de Vivaldo, todos filiados ao PROS, estão impedidos de tomarem posse. Dessa forma, quatro vereadores suplentes foram diplomados eleitos se somando aos outros cinco vereadores eleitos pelos outros partidos. São eles: Marcelinho Pedreiro, Líes Abibe, Andreia Menezes e Nem do Boqueirão.

De acordo com julgamento ocorrido em sessão plenária no dia 13 de novembro, o PROS não possuía CNPJ válido no município de Silva Jardim na data da sua convenção partidária. O partido teria permanecido quase metade do período eleitoral de forma irregular. Recentemente, o PROS entrou com pedido de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e aguarda o julgamento.

Caso o TSE defira a candidatura dos vereadores filiados ao PROS, os suplentes eleitos saem e dão lugar aos quatro que ficaram de fora da diplomação desta sexta-feira. Se o TSE, no entanto, mantiver a decisão do TRE pelo indeferimento do partido, permanecem os vereadores diplomados, e a Câmara Municipal terá de escolher o presidente da Casa, que vai assumir interinamente o cargo de prefeito, até a data de uma nova eleição suplementar.

Confira a lista dos vereadores diplomados:

Juninho Peruca (Podemos) – 650 votos;
Henrique Gouveia (PL) – 532 votos;
Claudinho de Ivo (PL) – 459 votos;
Marcelinho Pedreiro (PL) – 404 votos;
Fabrício de Napinho (PSD) – 391 votos;
Líes Abibe (PL) – 369 votos;
Andreia Menezes (PSD) – 352 votos;
Ozeas Barbeiro (Podemos) – 289 votos.
Nem do Boqueirão (Podemos) – 282 votos.