Kiev – A Rússia lançou um ataque em diversas cidades da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). Uma evolução terrível, após meses de tensão no leste europeu. Sirenes de guerra, que alertam bombardeios, tocaram em diversas cidades do país na manhã de hoje. Avisando aos milhões de moradores que se protejam.
As primeiras explosões aconteceram ainda de madrugada, enquanto o presidente da Rússica, Vladimir Putin, fazia uma declaração pública que havia autorizado uma operação militar contra a Ucrânia. Oficiais ucranianos declararam que mísseis atingiram jatos militares próximos de Kiev e que os russos estariam tomando o controle do espaço aéreo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy declarou Lei Marcial por todo o país, fechando escolas e colocando hospitais em estado de alerta geral e requisitando para toda a população que não esteja envolvida em funções essenciais fiquem em casa. Em poucas horas, uma enorme fila de carros se formou nas estradas para deixar o país ou se afastar dos locais mais atingidos pela invasão.
As fronteiras ucranianas foram invadidas por volta das 05h00m do horário local. Com artilharia, tanques e mísseis, as tropas russas neutralizaram uma parte da infraestrutura militar da Ucrânia. Uma declaração do Ministério de Defesa da Ucrânia alegou ter derrubado cinco aviões russos e um helicóptero até o momento. No entanto, a Rússia nega a informação e seu ministro de defesa diz que as forças ucranianas não estão oferecendo resistência ao exército russo.
Sirenes alertam para a guerra e o perigo iminente de um bombardeio em Kiev, capital da Ucrânia. pic.twitter.com/e5eXQ2q2zB
Sirenes tocam em Kiev. É um aviso pra que milhões de pessoas se protejam. Muitos mantém a calma. Outros, entram em pânico. Vi uma funcionária do hotel chorando. É desolador. pic.twitter.com/4YJqTo3mpM
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.