Cavalo é resgatado no bairro da Posse em TeresópolisDivulgação

Já está recebendo cuidados veterinários no Curral de Apreensão Seropédica, o cavalo resgatado nesta segunda-feira, 04/07, pela equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA). O animal perambulava em trecho da Rua José Gomes da Costa Júnior, na Posse, e foi recolhido atendendo a denúncias. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Com aparência de descuido, o cavalo parecia debilitado e corria o risco de ser atropelado, causando um sério acidente de trânsito. Como o dono não foi localizado, o animal foi apreendido e levado para o curral de apreensão”, explicou Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Animais de médio e grande porte soltos em vias e espaços públicos são recolhidos e enviados para o Curral de Apreensão Seropédica, vencedor da concorrência pública realizada pela Prefeitura para os serviços de captura, transporte e guarda de cavalos, bois, mulas e burros.

Os proprietários devem fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os animais. Passados 7 dias da apreensão, se não houver retorno do dono, os bichos poderão ser leiloados vendidos ou doados, conforme previsto em lei.

“Pedimos que as pessoas denunciem situações de maus tratos e de abandono de animais pela Ouvidoria Geral, que é o canal oficial da Prefeitura. A COPBEA atua em qualquer tempo ao tomar conhecimento pela Ouvidoria”, orientou Jackson Muci.

Contato com a COPBEA pode ser feito pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br. Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser encaminhados à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.