Experiências do MEP de Volta Redonda estão registradas em livro do observatório da UFF MEP-VR

Por O Dia
Volta Redonda - O livro em formato e-book, lançado nesta quinta-feira, dia 11, pelo Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense ligado à UFF-Campus Aterrado, consta o inédito artigo acadêmico do MEP. É o primeiro livro do Observatório, intitulado "Experiências e Lutas por Direitos Humanos no Sul Fluminense" e contempla artigo sobre experiências socioeducacionais e socioambientais do Movimento Ética na Política (MEP) de Volta Redonda.
O lançamento aconteceu de forma virtual e era possível perceber a emoção dos professores e extensionistas da UFF, também dos representantes das entidades sociais parceiras do projeto de extensão da universidade.
Publicidade
‘A live é uma celebração e demarcação desta como um instrumento que pode e deve ser utilizada a fim de fortalecer a história local e colocar em evidência todo o trabalho que vêm sendo feito pelo Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense e também a partir dele”, registrou a Professora Dra. Alejandra Estevez, da equipe editorial do livro.
As autoras do artigo acadêmico do MEP, Ana Paula Vasconcelos (doutora em sociologia-UFRJ), Elisa Andrade Costa (mestra em literatura-UFRJ), Luísa Ferreira Viana (graduanda em Letras -CEDERJ), Gabriella Teixeira(graduanda em geologia-UFES) e Silvia Real (mestra em geociências-UNEP), todas voluntárias no MEP, acompanharam o evento. Ana Vasconcelos, participou diretamente do lançamento na live representando o Movimento.
Publicidade
“O livro se torna muito importante para estreitar a relação com a universidade, e reafirma o quanto a extensão é importante. A universidade não pode ficar encastelada em sua cátedra, e sim doa-se à sociedade. Nosso artigo conseguiu juntar a história de todas as sondagens do movimento, focadas nos DHs. Agora temos registrado toda história que MEP já faz como ‘método de escuta e ação’’ há tanto tempo. Fato importante para historiografia. E, claro, a capacidade do Movimento se reinventar na sua militância sociopolítica”, disse a socióloga.
O vídeo com o lançamento do livro está disponível através do seguinte endereço https://www.youtube.com/watch?v=zp1OQtsWU74.
Publicidade