Reunião do conselho do MEP-VRDivulgação/ MEP-VR

Por O Dia
Volta Redonda - O conselho do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), reunido ordinariamente de forma virtual, na última quarta-feira, dia 2. Entre os assuntos em pauta, o destaque foi para a situação dos desalojados que montaram um acampamento na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho.
Participaram da reunião, 10 conselheiros, tendo a justificava de ausência de 5 membros. Na coordenação estava o conselheiro Pedro Paulo Vidal que elencou os encaminhamentos.
Publicidade
"Inicialmente os membros do conselho, na profundidade debateram o cenário sociopolítico de Volta Redonda, com ênfase à vacinação e os desabrigados da Praça da Prefeitura, desde o dia 28 de maio, após a reintegração de posse ocorrida no bairro Jardim Belmonte e Santa Rosa, limites de VR-BM", relatou.
Após discussão, de forma consensada, uma comissão de conselheiros irá preparar uma nota pública, com foco na solidariedade, associada ao gigantesco desafio do poder o público no enfrentamento do enorme déficit habitacional em Volta Redonda.
Publicidade
Outro assunto em pauta foi o sobre as movimentações da equipe ambiental do MEP, coordenada pelo professor Fernando Pinto que através das articulações, formou grupos de trabalho, participou de audiências com o prefeito Antônio Francisco Neto e também com vereadores, pautando o tema ambiental da cidade. Uma referência importante foi dada para os próximos passos com audiências com o secretário de municipal do meio ambiente e o novo delegado da Polícia Federal em VR.
Durante a reunião, o conselho também tratou sobre o Pré-Vestibular Cidadão (PVC) porque após pesquisa de opinião, já em curso junto aos alunos, a equipe pedagógica reunirá caminhos e agendas para definir o segundo semestre. "Lamentavelmente, mais de 50% dos alunos desistiram das aulas online por diferentes motivos, em especial o social", comentou Davi Souza.
Publicidade
Ainda na reunião, a comissão da revisão estatutária do MEP apresentou esboço do projeto e garantiu que em julho fica pronto o novo estatuto. A equipe conta com apoio do advogado e conselheiro no Movimento, Luiz Gustavo.
Com o aval do conselho outros pontos foram lembrados:aquisição de livros paradidáticos (clássicos literários com temas do ENEM) para ‘Biblioteca MEP’; finanças e apoios; positiva vacinação da equipe de educadores do MEP, aval ao relatório de 'indicadores para prevenção contra covid-19', fruto das rodas de conversas com especialistas; processo eleitoral para o CADOM-UFF nos dia 7 e 8 de junho, com chapa encabeçada pelo conselheira Amanda e formação de grupo de trabalho para pensar os 25 anos do MEP em 2022.