Roda de conversa sobre covid-19 realizada pelo MEP-VR
Roda de conversa sobre covid-19 realizada pelo MEP-VRDivulgação/ MEP-VR
Por O Dia
Volta Redonda - Os dados estatísticos da covid-19 em Volta Redonda preocupam a equipe de saúde do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR). O tema foi debatido durante uma roda de conversa promovida pelo Movimento no último sábado, dia 22.
A equipe de saúde do MEP, coordenada pelo professores Saulo Karol e Elienai Pereira, apresentou estatísticas de evolução da covid-19 no Brasil, Estado e em Volta Redonda. As taxas de mortalidade e transmissão da covid -19 em Volta Redonda impactaram os participantes porque é maior que a média do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Publicidade
Na mediação do evento estava o professor de física e biologia no MEP, Saulo Karol e participaram como debatedores: a pediatra, especialista em infectologia, professora na UniFOA e na Universidade de São Paulo (USP), Dra. Maria Cristina Carvalho Espírito Santo; a fisioterapeuta, professora na UBM, mestre em Ciências Cardiovasculares e professora Patrícia Luciene da Costa e o pediatra e professor de biologia no Pré-Vestibular Cidadão (PVC), Dr. Miguel Tepedino Neto.
“Os palestrantes em suas falas deram foco à grave pandemia da doença pontuando diferentes aspectos voltados relacionados à prevenção e aos tratamentos. Testagens, avaliação diagnóstica, equipamentos respiratórios, pesquisas científicas, procedimentos clínicos e fisioterápicos, classificação de riscos, vacinação, acompanhamento das patologias pós-covid e principalmente planejamento foram aprofundados de forma muito pedagógica, mesmo diante da complexidade do tema”, relatou Saulo após o encontro.
Publicidade
Ainda segundo Saulo, a professora Patrícia ficou muito grata por participar da roda de conversa e fez questão de frisar “Estou na sala do Movimento ética na política, penso que as questões colocadas aqui vão além das reações sociopolíticas. A referência da ética para fazer refletir, mudar posturas e costumes é o que faz a vida protegida”, disse.
A pediatra e especialista em infectologia e professora, Dra. Maria Cristina, pela segunda vez no MEP falou sobre a importância de atuar nas pontas e trabalharmos firmes para romper os desvios.
Publicidade
“O trabalho de vocês é importantíssimo, o professor Saulo e a professora Patrícia trouxeram estatísticas e dados importantíssimos para ajudar a comunidade retomar e entender que a vacinação é fundamental. Temos uma história de vacinação bem sucedida. Todas vidas valem, tudo deve ser feito para salvar vidas. É Importante lembrar que o trabalho multidisciplinar envolvendo diferentes profissionais é fundamental no combate à doença”, alertou a infectologista.
“O Dr. Miguel, o anfitrião, o decano do Pré-Vestibular Cidadão, reafirmou as falas e dados dos palestrantes enfatizando a importância dos fisioterapeutas, médicos e enfermeiras, entre outros no enfrentamento da doença,” falou o professor Saulo.
Publicidade
De acordo com a equipe de saúde do MEP, um relatório do encontro será apresentado ao Conselho do Movimento, como sugestão para que faça chegar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, diante do quadro relacionado à covid-19 na cidade.