Os encontros acontecem sempre das 8h30 às 11h30, no auditório da Smac de VRDivulgação

Volta Redonda - O Serviço Família Acolhedora de Volta Redonda realiza mais uma capacitação voltada para famílias voluntárias cadastradas. Os encontros são promovidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) e é uma obrigatoriedade para participar do programa.
No total, cinco reuniões acontecerão, a primeira delas será na terça-feira, dia 3, e o encerramento ocorrerá na quinta-feira, dia 19. Os encontros acontecem sempre das 8h30 às 11h30, no auditório da SMAC.
A coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar em Volta Redonda, Ana Cláudia de Lima Domingues, explicou que essa é a 15ª turma de formação em Famílias Acolhedoras.
“As oficinas têm a importância de informar às famílias e de abordar assuntos pertinentes ao acolhimento familiar, para que elas se tornem aptas a acolher. Sem a capacitação, isso não é possível: ser uma família acolhedora. Cada vez que formamos famílias, aumentamos a possibilidade de realizar acolhimento familiar para as crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional”, falou a coordenadora.
São abordados durante a capacitação, temas sobre o funcionamento do serviço de acolhimento familiar, que está previsto na tipificação dos serviços socioassistenciais do Governo Federal, e é um serviço que hoje faz parte da política nacional da assistência social.
Os participantes recebem também informação de como é o aspecto da criança, a questão do vínculo, o perfil da família de origem, como é o processo de reintegração familiar e como a família acolhedora poderá contribuir para essa transição, quando a criança for reintegrada ou quando for para uma adoção. Todos esses pontos são importantes para que a família acolhedora possa cooperar para o processo de transição, passando segurança para criança.
Hoje em dia, o serviço conta com cinco famílias acolhedoras, sendo que três delas estão acolhendo uma criança. Mais outras duas famílias esperam para iniciar novos acolhimentos.
Só participa da capacitação quem já começou todo o processo anterior para ingressar no programa. Os interessados precisam passar primeiro por uma reunião informativa, logo após eles recebem uma visita domiciliar, onde respondem um questionário junto com a equipe técnica. Essas informações servem para conhecer os membros dessa família. Apenas mediante a aprovação da equipe do serviço é que os candidatos à família acolhedora são inseridos na capacitação.
Entre os requisitos para participar, o candidato precisa morar em Volta Redonda; ter mais de 25 anos; ter disponibilidade para participar do processo de formação e das atividades do serviço; não ter interesse em adoção; e possuir renda familiar.
O Serviço de Acolhimento Familiar é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e recebe inscrições de voluntários através do site www.voltaredonda.rj.gov.br ou pelo telefone 3339-9565.
Outras informações podem ser obtidas na sede do Serviço Família Acolhedora, na Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Rua Antônio Barreiros, nº 194, bairro Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta, das 8h às 14h.
O programa Acolhimento Familiar foi implantado em Volta Redonda em 2012, no terceiro mandato do prefeito Antonio Francisco Neto. Desde então, mais de 35 famílias da cidade foram capacitadas como Famílias Acolhedoras. Primeiramente, o equipamento estava ligado à Fundação Beatriz Gama (FBG), depois passou para a gestão da Secretaria Municipal de Ação Comunitária em 2015. A mudança aconteceu devido ao serviço ser política pública, prevista na Política Nacional de Assistência Social do Governo Federal.