Aplicação de doses também acontece em dois shoppings e na UBSF Vila MuryDivulgação

Volta Redonda - Neste fim de semana, dias 14 e 15, Volta Redonda realiza mais um plantão de vacinação contra a covid-19 e a gripe. Nesta edição, a aplicação das doses também estará disponível no Zoológico Municipal (Zoo-VR), das 9h às 16h, para crianças e adultos.
Nos shoppings Sider e Park Sul, serão ofertadas todas as doses contra a covid-19, desde a pediátrica – indicada para crianças de 5 a 11 anos – até a quarta dose direcionada para idosos a partir de 60 anos e pessoas acima de 18 anos com diabetes, obesidade grau 3 ou imunossuprimidas.
No Sider Shopping, a vacinação no sábado será das 9h às 20h. E no domingo é das 14h às 20h. Já no shopping Park Sul, as doses serão aplicadas das 9h às 20h (sábado e domingo).
A campanha de vacinação contra a gripe é recomendada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; Pessoas com comorbidades; pessoas com Deficiência permanente; agentes das forças de segurança e salvamento; das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores portuários; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
Segundo a SMS, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Mury fica aberta aos fins de semana e feriados, das 8h às 18h30, e disponibiliza doses das vacinas contra a covid-19 e gripe. As pessoas com sintomas gripais leves devem procurar a unidade para realização de testes para diagnóstico da covid. Os testes disponíveis na rede pública são os de antígeno e RT-PCR.
Ainda de acordo com a SMS, os atendimentos emergenciais continuam nas unidades de referência: Hospital São João Batista (HSJB), Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado), UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Santo Agostinho e Serviço de Pronto Atendimento (Cais Conforto).
No ato da vacinação, as pessoas devem apresentar caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS. Já os trabalhadores das categorias citadas devem incluir o comprovante de atuação na área.
Confira o cronograma de vacinação contra a covid-19 neste fim de semana:
Infantil:
-1ª dose: crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a covid-19;

-2ª dose: crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais, e também as vacinadas com a primeira dose da Pfizer há dois meses ou mais.

Adulto:
-1ª dose: para quem não se vacinou, acima de 12 anos;
-2ª dose: para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos; 2ª dose da Janssen após dois meses da dose única;
-3ª dose: para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos três meses;
-4ª dose: idosos de 60 anos ou mais e pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, diabéticas ou com obesidade grau 3, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.