VR terá plantão de vacinação e testagem neste fim de semana, dias 23 e 24Divulgação

Volta Redonda - Um novo plantão de vacinação e testagem para covid-19 ocorrerá neste fim de semana, dias 23 e 24 de julho, em Volta Redonda. As unidades básicas de saúde (UBSFs) da 249 e Vila Mury ficarão abertas para vacinação contra covid-19, Influenza (gripe) e testes para o diagnóstico de coronavírus. O horário para imunização é das 08h às 18h30.
Ainda segundo a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UBSF Vila Mury também oferecerá testagem no mesmo horário, enquanto as unidades 249 e São Lucas atenderão das 08h às 22h30 para a realização de testes. A Central de Testagem, que fica no antigo Laboratório Municipal no Hospital Dr. Nelson Gonçalves, no bairro Aterrado, funciona 24 horas, todos os dias.
A SMS orienta que pessoas que apresentem sintomas gripais (coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta, cansaço, perda do olfato ou paladar) procurem atendimento nestas unidades durante o fim de semana. A recomendação é para que o paciente leve seu álcool em gel e tenha uma caneta para preencher a ficha no local de testagem. A SMS destaca que o uso de máscara nos serviços de saúde é obrigatório.
Ainda haverá vacinação contra covid-19 e gripe, no Zoológico Municipal (9h às 16), Shopping Park Sul (10h às 20h) e Sider Shopping (sábado, das 10h às 20h/ domingo, das 14h às 20h). A vacinação contra gripe está disponível para toda população a partir de 6 meses.
Para receber as doses é preciso apresentar caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS. Confira o cronograma para imunização contra covid-19:
- 1ª dose para quem não se vacinou a partir de 3 e 4 anos. A vacina utilizada será CoronaVac e a recomendação é que sejam feitas duas doses do imunizante, no intervalo de 28 dias;
- 1ª e 2ª dose para quem não se vacinou a partir de 5 anos; antecipada a 2ª dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O intervalo, entre a 1ª e a 2ª dose, que era de oito semanas, passou a ser 21 dias;
- 3ª dose para pessoas acima de 12 anos que receberam a 2ª dose há pelo menos 4 meses;
- 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos que tenham tomado a 3ª dose há mais de 4 meses.