Búzios promove capacitação dos agentes de controle de endemia
Búzios promove capacitação dos agentes de controle de endemiaPrefeitura de Búzios
Por O Dia
Búzios - Uma capacitação para os agentes de controle de endemia no município de Armação dos Búzios na Região dos Lagos do Rio de Janeiro está sendo promovida pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde da cidade. 
A palestra teve como tema a Arbovirose, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos. Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar da classificação “arbovirose” ser utilizada para diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Publicidade
“A importância desse trabalho é capacitar os Agentes de Controle de Endemias para ajudar os moradores na orientação das doenças transmitidas por zoonoses, melhorando o atendimento e oferecendo um trabalho mais completo e humanizado à população buziana. Há sim alguns casos suspeitos de dengue no município, aos quais temos uma equipe de bloqueio que vai até as residências para fazer o controle", disse o Supervisor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Luis Carlos Palencia.