
O religioso questiona a eficácia do uso de máscaras, incentivando que, assim como ele, não utilizem. Nas imagens, além da falta do uso obrigatório da proteção facial, padre e fiéis também desrespeitam as recomendações de distanciamento social, conforme determinado em decreto municipal, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apesar das novas medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia no município, a abertura e funcionamento de templos religiosos segue permitido, porém, o uso da máscara de proteção deve ser obrigatório. O padre afirma que “ninguém tem uma explicação” sobre a necessidade do uso de máscaras e declara não saber até hoje a utilidade. “Não serve pra nada”, disparou ele.
De acordo com informações de fiéis que discordaram da conduta do padre, Dom Joanir teria afirmado ainda que o item de proteção é como uma ‘mordaça’ e que o povo de Deus não deve temer à doença que já matou mais de 317 mil pessoas e tampouco ficar em casa temendo a morte.
As declarações não pararam e repercutiram nas redes sociais. Dom Joanir ainda chegou a levantar dados falsos, sem nenhuma comprovação, de que 90% das pessoas que vão contaminados à Igreja, voltam curados. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela paróquia, que fará uma série de eventos nesta semana de Páscoa. As falas e tentativa de manipulação de fiéis foram denunciadas ao Ministério Público.
Apparecida Castorina Monteiro, médica infectologista dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo há mais de 30 anos, faz um apelo para que população continue acreditando nas recomendações dos especialistas em saúde.
“Infelizmente estamos vivendo o negacionismo, enquanto a ciência está demonstrando que o uso de máscara possui uma grande efetividade, a gente ainda se depara com afirmações desse tipo. Distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos são imprescindíveis. Usem máscara!”, aconselhou.
O Dia abriu espaço para que Dom Joanir pudesse dar explicações por telefone, áudio ou escrito, mas ele disse apenas que o vídeo não está completo e ofereceu a igreja para maiores informações. Como neste momento de pandemia não é recomendado ambientes fechados, o espaço de resposta continua em aberto e disponível para atualização.
Veja na íntegra abaixo:





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.