A estrutura do hospital de campanha de Campos, prometido pelo governo do estado, está pronta. Mas não há equipamentos para que ele possa funcionar - Jean Barreto
A estrutura do hospital de campanha de Campos, prometido pelo governo do estado, está pronta. Mas não há equipamentos para que ele possa funcionarJean Barreto
Por Leonardo Maia
Campos — A operação da polícia federal que investiga crimes de corrupção na construção dos hospitais de campanha do governo estadual —e tem como um dos alvos o governador Wilson Witzel — lançou mais uma carga de dúvidas sobre o futuros dessas unidades nas cidades onde elas ainda não entraram um funcionamento. Campos é uma delas, e onde a implantação desse hospital de emergência para combate à pandemia do coronavírus se arrasta desde o primeiro momento.
Depois de elevar o tom da cobrança para a finalização da obra na cidade, na semana passada, o prefeito Rafael Diniz decidiu evitar maiores comentários. Primeiro porque recebeu a garantia de Witzel, por telefone, no fim de semana, de que o hospital seria entregue em meados de junho. O segundo motivo é evitar atritos enquanto o governador é investigado pela PF e se antagoniza com o governo federal.
Publicidade
Campos, 27/05/2020 - Equipamentos e maquinário chegam ao terreno onde está sendo construído o hospital de campanha de Campos, na avenida 28 de Março - Jean Barreto
Oficialmente, ao ser questionado sobre o assunto, Diniz diz que espera que a unidade passe a operar logo, e alivie o sistema de saúde de Campos, tradicionalmente já sobrecarregado por ser um grande núcleo regional e receber pacientes de vários municípios vizinhos.
Publicidade
Na prática, a administração campista tem agido sem esperar muito. Ainda no início da pandemia, quando a cidade nem registrava casos, a prefeitura implementou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) num dos prédios da Beneficência Portuguesa. Recentemente, com os seguidos atrasos na entrega do hospital de campanha, ampliou o CCC, que agora tem 29 leitos de UTI e 60 de clínica médica, além de setor de triagem e diagnóstico.
Publicidade
Também buscou capacitar o laboratório do Hospital Geral de Guarus (HGG) para a testagem de amostras do coronavírus, com o intuito de ficar menos dependente das análises feitas pelo Lacen-RJ, na capital, e ter um panorama melhor do avanço da doença no município.
Campos, 27/05/2020 - Equipamentos e maquinário chegam ao terreno onde está sendo construído o hospital de campanha de Campos, na avenida 28 de Março - Jean Barreto
Publicidade
Desde o princípio, a construção do hospital de campanha se mostrou problemática. Quando o governador fez a promessa, foi solicitado que a prefeitura sugerisse locais para a empreitada. Diniz ofereceu lotes e terrenos públicos, que não ensejariam maiores custos aos cofres estaduais. Alguns deles foram o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto — atualmente usado para triagem de trabalhadores que chegam ou vão ao Porto do Açu —, e uma área no campus da Uenf, unidade estadual.
Campos bate recorde com 71 novos casos em 24 horas
Publicidade
No entanto, o governo estadual rejeitou as ofertas e optou por um terreno em área mais central, particular, na avenida 28 de Março, em frente ao Shopping 28, em região muito movimentada, e próxima à chegada à cidade pela BR-101. Moradores do local, por sinal, reclamaram da decisão, pois temiam o afluxo de pessoas contaminadas pela covid-19 próximo de suas casas.