Orquestra Jovem de NiteróiFotos de divulgação
Buscando desmistificar a crença de que a "música clássica é chata", o grupo conquista a garotada através de melodias já conhecidas por eles. Usam no repertório canções incluídas em trilhas sonoras de desenhos animados. Além dos clássicos da Disney, os estudantes entram em contato também com as obras do internacional Mozart e dos brasileiros: Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth.
A música em mão dupla: ganha quem toca e quem ouve
Além de contribuir para a formação de novas plateias através dos alunos, a turnê também implementa a formação dos próprios músicos da orquestra, que complementam seus o programas pedagógicos. Composta por 50 jovens, entre 15 e 23 anos, de escolas municipais, a OJN foi criada em 2007 dentro de um programa com aprendizes.
"Com esse projeto, queremos inspirar outros jovens a seguirem seus sonhos, além de motivar nossos alunos, tornando-os protagonistas e exemplos de sucesso para as próximas gerações", explica Luiza Carino, diretora da Muriqui Cultural que promove o evento em parceria com a Prefeitura de Niterói e Instituto Memória Musical Brasileira.
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.