União vai quitar o décimo terceiro salário de servidores em dezembro

Primeira parcela da gratificação sai em 1º de julho, e a segunda parte no dia 2 do último mês do ano, já no Estado e no Município do Rio ainda não há datas anunciadas

Por PALOMA SAVEDRA

Ministério da Economia confirmou que calendário de pagamento dos anos anteriores se repetirá em 2019
Ministério da Economia confirmou que calendário de pagamento dos anos anteriores se repetirá em 2019 -
Em tempos de crise financeira, algum alívio para o funcionalismo federal. Os mais de 1 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas da União estão com o pagamento do décimo terceiro salário de 2019 garantido. O Ministério da Economia confirmou ontem à Coluna que a segunda parcela da gratificação natalina será depositada no primeiro dia útil de dezembro, ou seja, na folha de novembro.
E a primeira cota do abono sairá em 1º de julho (primeiro dia útil), quando as categorias receberem os vencimentos de junho. Aliás, as datas seguem o cronograma antigo do governo federal.
Estado pagará até dezembro
Já no Estado do Rio — cuja folha salarial soma mais de 400 mil funcionários da ativa, inativos e pensionistas —, por enquanto, não há data de pagamento prevista para o 13º. Mas o secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, assegurou, em entrevista à Coluna em 7 de abril, que não vai deixar essa dívida.
"Vamos honrá-lo de qualquer jeito, mas o décimo terceiro só cai em dezembro. Então, até lá, a gente vai formar um colchão para que possa ser pago em dezembro", afirmou à época.
Procurada novamente, a Secretaria Estadual de Fazenda informou, ontem, por meio de nota, que "trabalha para efetuar o pagamento dentro do exercício" — ou seja, até o fim do ano. O abono de 2018 foi quitado de uma vez em 14 de dezembro do ano passado.
Município segue sem previsão
Para os funcionários ativos, inativos e beneficiários de pensão do Município do Rio, não há informações sobre a data de pagamento, segundo a prefeitura. No último ano, o governo Crivella adiantou a primeira parte para 23 de novembro, e a segunda parcela foi quitada em 20 de dezembro.

Comentários