Secretaria do Ministério da Economia publicou instrução normativa - José Cruz/Agência Brasil
Secretaria do Ministério da Economia publicou instrução normativaJosé Cruz/Agência Brasil
Por PALOMA SAVEDRA
Em tempos de crise financeira, algum alívio para o funcionalismo federal. Os mais de 1 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas da União estão com o pagamento do décimo terceiro salário de 2019 garantido. O Ministério da Economia confirmou ontem à Coluna que a segunda parcela da gratificação natalina será depositada no primeiro dia útil de dezembro, ou seja, na folha de novembro.
Publicidade
E a primeira cota do abono sairá em 1º de julho (primeiro dia útil), quando as categorias receberem os vencimentos de junho. Aliás, as datas seguem o cronograma antigo do governo federal.
Estado pagará até dezembro
Publicidade
Já no Estado do Rio — cuja folha salarial soma mais de 400 mil funcionários da ativa, inativos e pensionistas —, por enquanto, não há data de pagamento prevista para o 13º. Mas o secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, assegurou, em entrevista à Coluna em 7 de abril, que não vai deixar essa dívida.
"Vamos honrá-lo de qualquer jeito, mas o décimo terceiro só cai em dezembro. Então, até lá, a gente vai formar um colchão para que possa ser pago em dezembro", afirmou à época.
Publicidade
Procurada novamente, a Secretaria Estadual de Fazenda informou, ontem, por meio de nota, que "trabalha para efetuar o pagamento dentro do exercício" — ou seja, até o fim do ano. O abono de 2018 foi quitado de uma vez em 14 de dezembro do ano passado.
Município segue sem previsão
Publicidade
Para os funcionários ativos, inativos e beneficiários de pensão do Município do Rio, não há informações sobre a data de pagamento, segundo a prefeitura. No último ano, o governo Crivella adiantou a primeira parte para 23 de novembro, e a segunda parcela foi quitada em 20 de dezembro.