'Fim da estabilidade aumentará corrupção no setor público', diz representante de servidores
Presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), Flávio Sueth alega que medida ampliará apadrinhamentos e casos como o dos 'Guardiões do Crivella'
Para o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), Flávio Sueth, o fim da garantia de permanência no cargo e a criação de novos vínculos (veja no infográfico ao fim da matéria) compõem uma das fases da reforma. E, segundo ele, é a etapa que permitirá "a extinção da maioria dos serviços públicos".
"E, nos que sobrarem, permitirá a ampliação dos apadrinhados e da corrupção, como a que vimos nos casos dos 'Guardiões do Crivella'", declarou Sueth.
Publicidade
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF) também adota esse discurso. Em entrevista à coluna, em 13 de setembro, Batista disse que, na verdade, o governo se equivoca ao apontar que o problema do setor público são os servidores concursados.
"O governo diz que há má prestação do serviço público e que o fim da estabilidade é a solução para melhorá-lo. Mas é justamente o contrário: onde você tem estabilidade, o serviço público é melhor", disse Batista. "O governo diz que a prestação do serviço público é ruim, e faz um diagnóstico correto na ponta, no atendimento direto ao cidadão, mas justamente em locais onde há apadrinhamentos. É algo comum em municípios, onde há muitos servidores comissionados apadrinhados, e onde não existe um serviço público profissionalizado", complementou.
Publicidade
União aponta melhor eficiência e economia de gastos
A equipe econômica da União alega que a reforma administrativa é necessária para melhorar a eficiência da administração pública, e aponta economia de cerca de R$ 300 bilhões em 10 anos com a reestruturação do setor.
Publicidade
Além do fim da estabilidade, a PEC 32 extingue benefícios conquistados ao longo dos anos pelo funcionalismo nos municípios, estados e União. Entre eles, o adicional por tempo de serviço e a licença-prêmio.