Ministro Paulo Guedes receberá Cláudio Castro e secretários do governo fluminense - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Ministro Paulo Guedes receberá Cláudio Castro e secretários do governo fluminensePaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por PALOMA SAVEDRA
O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebe hoje o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, às 16h, na sede da pasta, em Brasília. Castro estará acompanhado dos secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e da Fazenda, Guilherme Mercês, e tratará especialmente da adesão do Rio ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
A nova versão do regime está prevista na Lei Complementar 178/21, sancionada com vetos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo federal vetou, por exemplo, a possibilidade de os estados contratarem pessoal para cargos vagos.
Publicidade
Essa questão específica será discutida por Cláudio Castro, que levará a Guedes a necessidade de reposição de servidores em caso de vacâncias, especialmente em áreas como segurança pública, saúde e educação.
A ideia de governadores é costurar apoio do governo a essa medida antes do Parlamento derrubar o veto presidencial.
Publicidade
Outro ponto que o governador interino levará para a reunião é a discussão do saldo devedor da dívida que o Rio tem com a União, como a coluna informou nesta quarta-feira.
O governo fluminense busca reverter uma medida que o estado teve que tomar, em 2017, para conseguir entrar no regime naquela ocasião: a renúncia de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que discutiam débitos administrados pelo Tesouro Nacional.