Funcionalismo estadual não pode contratar essa modalidade de crédito desde maio do ano passado
Funcionalismo estadual não pode contratar essa modalidade de crédito desde maio do ano passadoDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA
A quatro dias para o fim do mês de março, o governo fluminense ainda não retomou a oferta dos créditos consignados para os cerca de 400 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio. A previsão divulgada oficialmente era de que o novo sistema ficaria disponível antes de abril. 
Em resposta à coluna, a Secretaria de Estado da Casa Civil informou ontem que o processo (de contratação da nova empresa que ficará responsável pelo serviço) está em fase final.
Publicidade
O funcionalismo, por sua vez, reclama que esse problema já deveria ter sido sanado há mais tempo, principalmente pelo momento delicado imposto pela pandemia da covid-19.
ESPERA DESDE MAIO
Publicidade
As categorias estão sem acesso a essa modalidade de crédito — que é mais atrativa por ter juros mais baixos e o desconto vir direto em folha — desde maio de 2020.
À época, a empresa encarregada de realizar os lançamentos nos contracheques deixou de prestar o serviço e, após isso, nenhuma outra foi contratada.
Publicidade
LEGISLATIVO PRESSIONA
Publicidade
Miccione deu a previsão após ser questionado pelo deputado Luiz Paulo Corrêa (Cidadania) durante audiência na Alerj. No mesmo dia, a pasta informou à coluna que a implantação do novo sistema seria finalizada também no mês de março.
Diante da demora, Luiz Paulo fez mais uma cobrança ao governo, na última quinta-feira, em seu discurso na sessão plenária. Ele lembrou ainda a data indicada pelo secretário: "Diversos pronunciamentos em plenário, telefonemas para o Executivo, todas as formas de pressão fizemos, até pedir, por ofício, ajuda à Defensoria Pública”. “Não há nenhuma justificativa possível para essa demora”, concluiu.