Após 6 dias de procura, menino sumido na Cidade de Deus é encontrado
Kevyn de Jesus, de 9 anos, foi localizado pela família, após denúncia anônima
Menino Kevyn de Jesus ao lado da mãe, Jessica Franco, após ser encontrado pela polícia Arquivo Pessoal
Por Charles Rodrigues
Após seis dias de intensa procura, o menino Kevyn de Jesus Oliveira, de 9 anos, foi encontrado, na madrugada de domingo, na Vila Sapê, Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Avistado por um amigo da família, Kevyn foi levado por policiais militares à 32ª DP (Taquara) e, a seguir, encaminhado aos seus responsáveis legais.
Sumido desde a manhã do último domingo, Kevyn foi visto circulando pelas ruas de bairros vizinhos e na orla de praias da região. A localização do menino ocorreu após denúncia anônima. De acordo com a família, o menino foi abrigado por um homem, identificado apenas como Patrick. Após vigiar o local informado, familiares e amigos resgataram Kevyn e avisaram à polícia.
O resgate de Kevin ocorreu durante as buscas de familiares e voluntários, que, em mutirão há seis dias, percorriam bairros, abrigos e hospitais distribuindo cartazes. “É a melhor notícia que uma mãe pode ter. Estava doente e com dificuldades para dormir, há seis dias. Estamos agradecidos a todos que ajudaram nas buscas. Abraçar um filho que estava perdido é algo maravilhoso”, disse, emocionada, a dona de casa Jessica Franco de Jesus, de 28 anos, mãe do menino.
Publicidade
Números- De janeiro a novembro de 2020 foram registrados 3.042 desaparecimentos de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, conforme dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O Conselho Federal de Medicina (CRF) estima que, no Brasil, a cada ano, cerca de 50 mil crianças desaparecem. Com variações em cada estado, a recuperação ou o reencontro giram em torno de 75% do total de ocorrências.
Alívio, reflexão e recomeço
Publicidade
Durante as buscas ao menino Kevyn de Jesus, familiares relataram terem sido vítimas de pré-julgamentos e reclamaram do descaso das autoridades. “Uma criança pobre da Cidade de Deus é igual a outras em quaisquer circunstâncias. É um desrespeito e total negligência das autoridades legais, quando ignoram suas atribuições e colocam, sob as famílias, a responsabilidade de buscar e até investigar os desaparecimentos. Sob a dor da ausência e a angústia da procura, familiares e voluntários que se cotizaram e saíram em busca do menino Kevyn, de apenas 9 anos”, afirma o presidente do Núcleo Social Quilombo, Marcelo da Cruz. que atua em programas sociais na Cidade de Deus e ajudou nas buscas ao menino.
Para a mãe de Kevin, Jéssica Franco, o resgate do menino será um recomeço. “Todos sabem das nossas dificuldades e responsabilidades. Somos julgados por todo mundo. Vou me esforçar mais ainda para dar educação e uma atividade para o meu filho”, desabafa a dona de casa.
Publicidade
Especialista reitera importância da integridade das famílias e do apoio das instituições
Com 25 anos de experiência em casos de desaparecimentos de crianças, Luiz Henrique Oliveira, gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), reitera a importância da integridade e apoio incondicional às famílias dos desaparecidos.
Publicidade
Oliveira destaca também a necessidade da participação efetiva das instituições na prevenção e criação de políticas públicas para atenuar possíveis desigualdades durante os procedimentos e aplicação das normas legais.
“Desaparecimentos de pessoas, sobretudo crianças, requer busca imediata e tratamento digno às famílias, independente de classe social ou do CEP em questão. A despeito da necessidade de avanços nas políticas públicas, as atribuições legais já estão estabelecidas. Portanto, o atendimento com dignidade e zelo pela integridade das vítimas atenua o sofrimento das famílias. Nosso objetivo primaz é encontrar a criança, sem julgamentos ou moralismo. Após o encontro, acionamos as instituições e direcionamos o atendimento, conforme as demandas detectadas”, explica Luiz Henrique, que já colocou à disposição da família do menino Kevyn a estrutura da FIA para o atendimento social.