Cuidados com pele no verão
Cuidados com pele no verãoReprodução
Por O Dia
Rio - Remover a maquiagem corretamente é uma das principais regras para manter a pele saudável e com um visual bonito. Para simplificar a rotina, hoje o mercado oferece diferentes maneiras para demaquilar o rosto com facilidade. A dermatologista Andrea Frange mostra como fazer essa rotina de cuidados com a pele e explica a importância de não deixar esse hábito de lado.


- Por que é importante remover a make?

"A pele pode sofrer – e muito – com a falta desse hábito, a começar pela sua aparência que visivelmente fica desidratada, opaca e sem vida. Basta uma noite de sono com o rosto maquiado para que ele amanheça ressecado", alerta Andrea. "Internamente, o envelhecimento precoce é potencializado, ocasionando o aparecimento de rugas e manchas; o processo de renovação celular é impedido; além de aumentar as chances de quadros acneicos por conta da obstrução dos poros causado pelos resíduos dos cosméticos", explica. De acordo com dermatologista, a concentração de maquiagem nos olhos pode ainda favorecer a irritação da área, aumentar o risco de infecções e deixar os cílios ressecados e quebradiços.

- Saiba como demaquilar o rosto corretamente:

1) Aposte em uma pré-remoção

"Os lenços de limpeza são a solução mais prática para remover o excesso de maquiagem. Por serem passados sobre toda a área do rosto, é importante se atentar às composições e escolher o lenço demaquilante de acordo com cada tipo de pele, ou seja, propriedades que tratem a pele seca, oleosa ou mista enquanto a demaquilam, para impedir que quadros de ressecamento ou sebo excessivo sejam agravados", aconselha a profissional.


2) Se atente à região dos olhos

"Geralmente a área dos olhos concentra maquiagens um pouco mais pesadas, como máscaras de cílios, por exemplo. Ao mesmo tempo, essa é uma das partes mais sensíveis, finas e delicadas do rosto, por isso é superimportante evitar o atrito e esfrega-esfrega no momento da remoção da make", explica Andrea. "Nesse caso, indico o uso de removedores com alto poder demaquilante com textura leve, capazes de derreter a make em poucos segundos, sem que haja necessidade de friccionar a região. Outro ponto importante, é optar por removedores que hidratem a pele enquanto demaquilam, fórmulas que contenham óleo de coco são ótimas alternativas".

3) Limpe todo o rosto

“Para remover a maquiagem do restante do rosto, a água micelar é super indicada. Isso porque a estrutura das micelas – daí o nome micelar – tem multifunções, como remover a maquiagem e impurezas de forma suave, além de ajudar na tonificação e realce natural do viço da pele. Aqui, a dica é apostar em produtos que contenham água de coco em sua fórmula”, orienta.
Publicidade
Confira a seleção de produtos para auxiliar na remoção da maquiagem: