Danilo do MercadoReprodução Facebook

Por O Dia
Duque de Caxias - O vereador de Duque de Caxias pelo MDB, Danilo do Mercado, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira, 10, no bairro de Jardim Primavera, nas imediações da Alameda Américo Campos. O filho dele, identificado como Gabriel Francisco Gomes da Silva, de 25 anos, também foi morto no mesmo atentado. Danilo foi o oitavo vereador mais votado da cidade da Baixada Fluminense, com 6.080 votos. Danilo Francisco da Silva tinha 53 anos de idade.
Danilo do Mercado foi morto ao lado do filho, Gabriel - Reprodução Instagram
Danilo do Mercado foi morto ao lado do filho, GabrielReprodução Instagram
Publicidade
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) informou que está investigando a ocorrência. Agentes estão no local, onde será realizada perícia. Danilo do Mercado era investigado pela DHBF em inquéritos policiais que apuram homicídios, constituição de milícia e grupo de extermínio, esbulho possessório (grilagem de terras), extorsão e ameaça.
Publicidade
A Câmara de Vereadores de Duque de Caxias emitiu uma nota de pesar. O texto diz: 
"É com extremo pesar que a Câmara Municipal de Duque de Caxias, em nome de todos os vereadores e servidores, comunica o falecimento do vereador Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado.
O vereador deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação ao trabalho e à família. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor".
Publicidade
Danilo do Mercado - Reprodução Facebook
Danilo do MercadoReprodução Facebook
Vereador era investigado
Publicidade
Em agosto do ano passado, de acordo com investigações da Polícia Civil, Danilo foi apontado como suspeito de ser chefe de um grupo de extermínio e de mandar matar dois homens em junho de 2020. Os agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) chegaram a cumprir oito mandados de busca e apreensão. Os investigadores foram até a casa de Danilo Mercado.
Histórico
Publicidade
Danilo Francisco da Silva, conhecido popularmente como “Danilo do Mercado”, nasceu no Bairro de Vila Maria Helena. Filho de José Francisco da Silva e Dona Maria da Glória Mata da Silva, seu nome político deve-se ao fato de ter exercido o comércio varejista em seu Bairro de origem por mais de 20 anos.

Sua estreita ligação com as mais diversas comunidades evangélicas, lhe permitiram o contato com questões humanitárias e o levaram a exercer um importante papel social frente às mais diversas necessidades dos moradores.